Idioma:

  • O desafio dos seguros agrícolas e o espaço para inovar

    DATA: 17/04/2023

    Publicado por: Horiens

     

    Ingrid Gregorio, responsável por Riscos e Seguros na Horiens Risk Advisors

    Há cerca de dois anos, um cliente do setor agro compartilhou comigo sua insatisfação em relação aos produtos de seguros disponíveis para este mercado e isso plantou uma semente que estou regando cuidadosamente desde então, dia após dia.

    Nós, do setor de seguros, sabemos que os seguros agrícolas, ao mesmo tempo que são essenciais para o agronegócio, precisam evoluir para um formato realmente eficaz, que seja de fato aderente à realidade do campo.

    As mudanças climáticas são hoje um dos grandes desafios enfrentados pelo agronegócio.  Só no Brasil, a estiagem gerou prejuízos de bilhões de reais nos últimos anos. Esse cenário de incertezas afeta cada vez mais os produtores, que deveriam encontrar no mercado de seguros um caminho eficiente para reduzir perdas financeiras.

    No entanto, não é isso que acontece. O que observamos, na verdade, é uma baixa adesão ao seguro agrícola, com apenas 20% das áreas cultivadas no Brasil seguradas e isso se deve em grande parte à oferta de produtos de seguros padronizados e com coberturas limitadas, que acabam tornando a regulação dos sinistros complexa, custosa e pouco transparente.

    Em busca de uma solução
    Cenário complicado, certo? Pois foi partindo da vontade e determinação em criar uma solução que pudesse melhorar o cenário brasileiro de seguros agrícolas, que tenho percorrido uma jornada incrível junto com outros profissionais do setor que também se motivaram a regar essa semente inicial.

    Nosso foco tem sido trabalhar na criação de um seguro paramétrico inovador e personalizado para a realidade de cada produtor, diferente de tudo o que existe no mercado. Por meio de um trabalho de ciência de dados, criamos modelos probabilísticos de alta precisão que trazem como informação a produtividade esperada para a próxima safra. A partir disso, é possível definir os parâmetros de indenização de acordo com o risco real do cliente.

    O resultado é a melhor precificação do seguro e mais agilidade e objetividade na regulação de sinistros. O aprendizado tem sido imenso, novos caminhos estão se abrindo e me sinto realizada por participar de algo que esteja colaborando diretamente para a evolução do mercado de seguros. Que possamos trabalhar sempre para trazer novas perspectivas ao mercado de seguro agro!

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

    Na sexta-feira, 22/3, o time de mulheres da Horiens se reuniu para o evento interno ‘Histórias na Mesa’, proposto...

    01 de Abril de 2024