Idioma:

  • Novembro Azul chama atenção para a importância dos cuidados com a saúde masculina

    DATA: 03/11/2022

    Publicado por: Horiens

    “Uma vez me perguntaram se eu preferia viver 70 anos com saúde, ou chegar aos 100 mesmo sem tanta saúde assim. Sinceramente, acho que chegando aos 70 anos com saúde, é possível batalhar para viver bem até os 100”. Quem afirma é Laudelino Soares, diretor na área de Seguros de Pessoas na Horiens, que vem adotando a saúde, já há bastante tempo, como um estilo de vida. “Tudo é uma questão de escolha: os alimentos que ingerimos, os exercícios que fazemos, a forma como manejamos o estresse, tudo isso faz parte de um compromisso com o estar bem”

    Pelo menos três vezes por semana, Laudelino acorda cedo e, antes de seguir para o trabalho, vai para a academia. Nas refeições, procura deixar as frituras e gorduras de lado, dando preferência a alimentos mais nutritivos. Quando tem a oportunidade, ainda encontra energia para fazer caminhadas e passeios de bicicleta com grupos de amigos. No fim do dia, procura fazer uma boa higiene do sono porque sabe a importância de dormir bem para estar renovado no dia seguinte.

    O hábito de colocar a saúde como prioridade, contudo, ainda é um desafio para muitos homens. Um levantamento do Ministério da Saúde revelou que eles vivem cerca de sete anos a menos que as mulheres e um dos motivos é a negligência com a própria saúde. As ações de autocuidado, como ir ao médico, por exemplo, muitas vezes esbarram no preconceito.

    “Existe um modelo mental de que o homem deve ser forte, e que se ele está bem, não deve dar oportunidade para descobrir algo. Em alguns casos há preconceitos e desconhecimentos. Mas, ter um médico de confiança, com quem você possa esclarecer todas as dúvidas, que conheça e acompanhe seu histórico e olhe para a sua saúde de forma integral é muito importante”, defende Laudelino.

    Novembro Azul

    Para sensibilizar a sociedade em prol da saúde masculina é realizada anualmente a campanha Novembro Azul, que alerta sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo que mais atinge os brasileiros, atrás apenas do câncer de pele.  De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), um em cada nove homens receberão diagnóstico da doença ao longo da vida.

    O aparecimento do câncer de próstata é mais frequente em pessoas acima dos 50 anos, mas não é raro acontecer antes dos 40 anos, principalmente se houver histórico familiar. Entretanto, com uma rotina de visitas médicas e exames, é possível descobrir o câncer no estágio inicial, quando as chances de cura são de 90%.

    Não existe uma medida de prevenção específica para o câncer de próstata, por isso o diagnóstico precoce é a principal forma combater esse mal, que registra 65.840 novos casos a cada ano só no Brasil. Durante todo o mês de novembro, as seguradoras de saúde oferecem isenção das taxas de coparticipação de vários exames para as Integrantes do grupo Novonor e dependentes, um incentivo a mais para que o público masculino incorpore práticas de autocuidado.

    Cuidados que valem muito

    Além dos cuidados médicos, a adoção de hábitos saudáveis é fundamental para afastar o câncer de próstata assim como diversas outras doenças. Praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e manter o peso corporal adequado são algumas medidas que devem ser incorporadas à rotina para uma vida mais saudável e produtiva.

    “O autocuidado é uma questão de autoconhecimento. Quando a gente se conhece, a gente se cuida e cuida também de toda uma coletividade de pessoas que nos amam. Isso é muito prazeroso. Vale a pena exercer esse manejo, sobretudo porque a saúde não é a ausência de doença, é o bem-estar físico completo, mental e social. Olhando por esse prisma, a prevenção é sempre o melhor caminho”, ressalta Laudelino.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

    Na sexta-feira, 22/3, o time de mulheres da Horiens se reuniu para o evento interno ‘Histórias na Mesa’, proposto...

    01 de Abril de 2024