Na série especial de notícias em celebração aos 80 anos do Grupo Novonor, destacamos o desempenho na construção de...
Negócios ampliam número de conselheiros independentes
DATA: 29/06/2017
Em mais uma iniciativa para ampliar dentro da Odebrecht as práticas de Governança Corporativa adotadas nas mais respeitadas empresas, a Odebrecht Engenharia e Construção deu posse ao seu primeiro conselheiro independente. João Pinheiro Nogueira Batista, de 60 anos, é economista e tem experiência executiva nos setores financeiro e industrial.
Formado em Economia na PUC-Rio e com pós-graduação em Engenharia Econômica na Universidade Gama Filho, também no Rio de Janeiro, Batista é membro do Conselho de Administração da Swiss Re Corporate Solutions Brasil Seguros S.A, empresa onde exerceu até maio o cargo de CEO. Integra também os Conselhos de Administração da Canopus Holding S.A., da Cerradinho Bioenergia S.A e da Springs Global Participações S.A.
Nos últimos anos, o economista presidiu o Comitê de Aquisições e Fusões-CAF, a Suzano Petroquímica e foi Vice-Presidente da Suzano Holding, além de ter sido CFO da Petrobras e Diretor do Dresdner Bank Brasil. Ocupou, ainda, a Presidência do Conselho do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a Vice-Presidência do Conselho do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
Na Braskem
A maior petroquímica das Américas também aprovou na última terça-feira, 27, a eleição de três novos membros independentes para compor o Conselho de Administração da companhia. São eles: Gesner Oliveira, economista, sócio da GO Consultores e ex-presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e da Sabesp; Marcelo Lyrio, ex-presidente do banco ING e ex-sócio da Signatura Lazard no Brasil, e Pedro Marcílio, advogado, ex-diretor da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e sócio da BR Partners.
Os profissionais substituirão, respectivamente, Álvaro Fernandes da Cunha Filho, Antonio Britto Filho e Alfredo Lisboa Ribeiro Tellechea, que se desligaram do Conselho para seguir projetos pessoais. Os novos membros completarão o restante do mandato em curso, até dezembro de 2017. Com essas eleições, o Conselho de Administração da Braskem passa a contar com sete membros independentes, de um total de onze.
Pelo menos 20%
O novo modelo de Governança da Odebrecht estabelece que o Conselho de Administração de cada empresa seja constituído por pelo menos 20% de conselheiros independentes (e não menos que dois membros em cada Conselho). Estes conselheiros devem ser profissionais que, com sua experiência e capacidade de julgamento, contribuam para o desenvolvimento e a atuação transparente da companhia. Em 2015, eram seis membros em todo o Grupo Odebrecht. Agora, já são 14. A meta é encerrar 2017 com 23 posições.
Nenhum Comentário