A Fundação Norberto Odebrecht realizou o sorteio de três kits de produtos feitos pelos projetos apoiados pela entidade no...
Metrô do Panamá: entrega é um marco no país e para a OEC
DATA: 15/03/2023
Nesta quarta-feira (15) a Cidade do Panamá inaugura o ramal da linha 2 de seu metrô, que conecta o centro da cidade ao aeroporto internacional, tornando-se a única capital da América Central e uma das poucas na América Latina a contarem com esta facilidade. A obra foi executada pela OEC – Engenharia e Construção, empresa que participou da construção das duas linhas de metrô existentes e uma série de outros empreendimentos no país, a exemplo do moderno aeroporto de Tocumen e da Cinta Costera, icônica avenida que avança sobre o mar e desafoga o conturbado trânsito da região central da capital panamenha.
Entrada em funcionamento do Ramal 2 facilita a mobilidade dos passageiros
Hoje Metro de Panamá, S.A. (MPSA), na presença do Presidente da República, Laurentino Cortizo Cohen, e do Diretor Geral do Metrô, engenheiro Héctor Ortega, inaugurou formalmente o Ramal da Linha 2 que conecta com as Estações ITSE e Aeroporto, dando mais um passo na realização dos projetos desenvolvidos pela empresa.
O Presidente Cortizo Cohen e o Engenheiro Ortega, acompanhados por autoridades convidadas, fizeram um tour da Estação ITSE até a Estação do Aeroporto, inaugurando oficialmente a ramificação da Linha 2.
Na cerimônia de inauguração, o Presidente Cortizo Cohen indicou que a ramificação da Linha 2, com uma extensão de 2 quilômetros, mobilizará milhares de passageiros por dia, incluindo estudantes das instituições vizinhas, INADEH e ITSE, bem como turistas, e beneficiará principalmente cerca de 100.000 habitantes dos setores de Tocumen, Cabuya, La Siesta, Hacienda Santa Fe, no setor oriental da cidade.
Este trabalho, além de beneficiar os cidadãos, aproxima os usuários do Aeroporto Internacional de Tocumen, aumentando a conectividade do país como um dos melhores da região, disse o Presidente Cortizo Cohen.
O presidente acrescentou que a implementação desta extensão se traduz em importantes vantagens econômicas para o país, gerando um novo incentivo para o turismo e a atividade empresarial em geral.
Por sua vez, o engenheiro Ortega explicou que todos os usuários poderão acessar a ramificação da Linha 2 através da conexão com a Estação Corredor Sur. Nesta estação, um trem sairá da plataforma central e indicará em suas telas que está se dirigindo para as Estações ITSE e Aeroportuárias. Os trens sairão da plataforma central da Estação Corredor Sur Linha 2 com uma freqüência de 10 minutos.
A tarifa atual do Metrô permanecerá a mesma para aqueles que viajam para a ITSE e Estações do Aeroporto, ou seja, 0,50 centavos de dólar Linha 2 e 0,35 centavos Linha 1.
“Uma das características especiais das estações deste projeto é que do nível da rua você sobe e entra diretamente na plataforma para esperar pelo trem, portanto os usuários devem descer na Estação ITSE do lado esquerdo e na Estação Aeroporto do lado direito”, explicou o engenheiro Ortega.
Com a linha 2, o Panamá se torna o primeiro país da América Central e uma das poucas cidades da América Latina a ter uma conexão do sistema Metro entre o centro da cidade e seu principal aeroporto internacional.
Nenhum Comentário