A OEC em Angola e a Fundação Norberto Odebrecht assinaram um Memorando de Entendimento (MdE) com o Fundo de...
Marinha inaugura base de submarinos na Ilha da Madeira, em Itaguaí
DATA: 21/07/2020
A Marinha do Brasil ativou no último dia 17 de julho a Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), localizada no Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A base faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que visa à produção de quatro submarinos convencionais e do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. O empreendimento vem para ocupar o status de mais moderna base naval da Marinha brasileira e irá abrigar o primeiro submarino convencional de propulsão nuclear do Brasil, que será construído pela Itaguaí Construções Navais (ICN), formada pela OEC e pala francesa Naval Group.
Durante a cerimônia de ativação da Base, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, ressaltou o caminho percorrido desde a parceria estratégica entre Brasil e França, estabelecida em 2008, que deu início ao PROSUB. “No contexto desse empreendimento de grande porte, de substancial amplitude para a Marinha, a BSIM foi concebida como um ativo capaz de apoiar tais submarinos, meios de complexidade tecnológica, que materializarão um apreciável aporte ao Poder Naval até 2031”, afirmou.
Na oportunidade o Almirante destacou a importante participação da indústria nacional na concepção do empreendimento, rendendo à Odebrecht uma menção especial: “A nacionalização dos equipamentos que compõem esta infraestrutura foi suportada por um amplo processo de transferência de tecnologia em proveito de empresas nacionais participantes, contribuindo para elevar o grau de ciência, tecnologia e inovação do país e das próprias estruturas indústrias envolvidas, incluindo a criação de cerca de 14 mil empregos diretos e indiretos. Averiguada a grandiosidade deste grandioso e laborioso e desafiador empreendimento, por um preito de justiça, cumpre consignar da parte da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, manifestação pública de reconhecimento à Odebrecht, neste ato representada por seu Diretor de Contratos”.
Esta é a conclusão de mais uma importante etapa do PROSUB. Em 2018, o submarino Riachuelo, primeiro dos quatro submarinos de propulsão diesel-elétrica, foi lançado ao mar. Em dezembro deste ano está previsto o lançamento ao mar do Humaitá. Outros dois do mesmo modelo, Tonelero e Angostura, têm entrega prevista respectivamente para 2022 e 2023. Já o último e mais emblemático, até o momento batizado de SN-BR, com propulsão nuclear, deverá estar pronto em 2029.
Nenhum Comentário