Idioma:

  • LZ Energia e Ocyan avançam em projeto de PD&I para redução do consumo de diesel e GEE em sondas de perfuração

    DATA: 31/08/2022

    Publicado por: Ocyan

    A Ocyan e a startup LZ Energia avançaram com um projeto, em parceria, de pesquisa e desenvolvimento de um produto inovador que busca reduzir consumo de combustível nas sondas de perfuração por meio da injeção de hidrogênio em motores a diesel de grande porte. Essa tecnologia está em linha com as iniciativas de ESG da Ocyan, que busca a neutralidade em carbono dos escopos 1 e 2 até 2035.

    “Partindo de um conceito piloto que a LZ utiliza em motores para o segmento rodoviário (caminhões), a nossa expectativa é adaptá-lo para utilização em motores de grande porte das nossas sondas. O diferencial da proposta é, ao usar o hidrogênio junto com o diesel, otimizar a combustão e, consequentemente, economizar combustível e emitir menos poluentes.”, explica Leandro Brandão, Gerente de Novos Negócios da Ocyan.

    A parceria entre a Ocyan e a startup LZ Energia teve início através do Ocyan Waves Challenge, programa de inovação aberta e relacionamento com startups da empresa

    O projeto tem o apoio da Shell Brasil, por meio da cláusula de investimento em PD&I da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

    “Após a realização de um teste piloto em uma de nossas sondas no início deste ano para validar o conceito, estamos ainda na primeira fase do projeto, que comtempla a entrega do protótipo funcional do produto. Vencidos todos os desafios dessa fase, no futuro, pretendemos seguir com uma segunda etapa, cujos esforços serão em torno de testes em ambiente relevante e a comercialização do produto”, informa Brandão.

    Igor Zanella, sócio da LZ Energia destaca a maior inovação do projeto para a indústria de óleo e gás: “Uma das características mais importantes a ser desenvolvida no produto é um controle inteligente de ajuste da produção de hidrogênio conforme demanda com o uso de tecnologia de indústria 4.0. Ele faz todo o processo sem alteração do funcionamento original do motor”.

    Zanella lembra, inclusive, que o produto poderá ser utilizado em qualquer indústria que faça uso de motores à diesel, com capacidade acima de 1500 HP.

    “Cada plataforma de perfuração da Ocyan possui seis motores a diesel para gerar energia elétrica que mantém o funcionamento de toda a estrutura. A injeção de hidrogênio melhora a combustão, diminuindo o consumo do combustível e a emissão de gases, mas diversos aspectos precisam ser testados para garantir a segurança e confiabilidade da operação, explica Zanella.

    A fase 1 do projeto vai envolver a contratação de pelo menos 10 profissionais dedicados, incluindo engenheiros elétricos, eletrônicos, mecânicos e especialistas em hidrogênio.

    Sobre a Ocyan

    A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás que conta com uma frota de cinco unidades de perfuração e dois FPSOs (floating, production, storage and offloading). A companhia desenvolve também projetos SURF, fabricação e instalação de equipamentos submarinos, e presta serviços de manutenção offshore. Mais informações: www.ocyan-sa.com. 

    Sobre a LZ Energia

    A LZ Energia é uma startup que tem como missão tornar a logística e a geração de energia elétrica mais eficientes e menos poluentes por meio de desenvolvimento e aplicação de tecnologias baseadas em hidrogênio.

     

    Informações à Imprensa

    CDN Comunicação

    Renata Piñeiro.: +55 (21) 3626-3752

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024