A Fundação Norberto Odebrecht realizou o sorteio de três kits de produtos feitos pelos projetos apoiados pela entidade no...
Integridade e governança da OEC são premiadas pelo Ministério da Infraestrutura
DATA: 20/12/2022
Rafael Mendes Gomes, diretor de Gestão de Riscos e Integridade da Novonor e da OEC, recebeu do ministro Marcelo Sampaio o Selo Fomento Infra+ Integridade
Em mais um reconhecimento ao trabalho de aperfeiçoamento contínuo da governança e da integridade empreendido nos últimos anos, a OEC – Engenharia e Construção recebeu nesta terça-feira (13/12), em cerimônia realizada no Ministério da Infraestrutura, em Brasília, o Selo Fomento Infra+ Integridade. A iniciativa do Executivo Federal premia empresas do setor de infraestrutura que adotam boas práticas em governança corporativa, bem como desenvolvem e incentivam o comportamento ético, ações de transparência e prevenção à fraude e à corrupção.
Para a obtenção do Selo, a OEC passou por uma análise técnica criteriosa das iniciativas adotadas no âmbito interno da empresa a partir de evidências, documentos, cases de experiência e certidões, num processo que teve duração de aproximadamente cinco meses.
Na avaliação de Rafael Mendes, diretor de Gestão de Riscos e Integridade da Novonor e da OEC, a conquista do Selo Infra+ Integridade agrega mais credibilidade à marca OEC perante o mercado e confirma o compromisso da companhia em transformar o setor de infraestrutura, priorizando a transparência e a ética nos negócios e nas relações com todos os stakeholders.
“Sistemas de governança corporativa de classe mundial e programas efetivos de integridade exigem compromisso da alta direção, investimento, tempo e disciplina para amadurecer. Mais do que cumprir códigos, políticas, processos e estruturas de compliance, os esforços para nutrirmos a ética e a integridade como valores orientadores de nossa conduta no dia a dia são coletivos, intensos e constantes. Essas são algumas das lições que aprendemos na jornada de transformação que nossa empresa abraçou nos últimos sete anos”, acrescentou Mendes.
O atestado de boas práticas corporativas emitido pelo Governo Federal soma-se a uma série de outros reconhecimentos recebidos pela OEC ao longo de 2022. Em outubro, o Relatório Anual sobre o Sistema de Sanções do Banco Mundial mencionou a construtora como um “exemplo de empresa focada em ações de conformidade” com um programa abrangente e alinhado aos princípios definidos nas diretrizes do Banco Mundial. Além disso, o Banco Mundial destacou que o programa de integridade desenvolvido pela companhia e a cooperação com autoridades de controle nacionais e internacionais foram determinantes para retirar as empresas do grupo da lista de sanções, na qual figuravam desde 2019. Ainda durante 2022, a estes reconhecimentos somam-se a certificação ISO 37001 (gestão antissuborno), obtida pela OEC para as suas operações globais, o encerramento exitoso do monitoramento do programa de integridade da OEC pela CGU, a associação da companhia ao IBGC, que também avaliou as medidas de governança e integridade da OEC, a participação da empresa como signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, iniciativa do Instituto Ethos, sua participação no MISEC (Movimento pela Integridade no Setor de Engenharia e Construção), entre outras ações e iniciativas.
Radar Anticorrupção – O Selo Infra+ Integridade é o sétimo pilar do programa Radar Anticorrupção, criado pelo MInfra, em parceria com Ministério da Justiça e Segurança Pública, Controladoria-Geral da União (CGU), Advocacia-Geral da União (AGU) e Polícia Federal (PF), para aprimorar a gestão pública e coibir desvios de conduta e de recursos públicos. Desde que foi criado, em 2019, o programa realizou mais de 800 análises de integridade e encaminhou mais de 600 denúncias às autoridades policiais e órgãos de controle.
Nenhum Comentário