Idioma:

  • Integrantes da OEC se mobilizam pela segurança

    DATA: 04/04/2025

    Publicado por: Odebrecht Engenharia & Construção

    No último dia 3 de abril, trabalhadoras e trabalhadores das obras e escritórios da OEC em diferentes países refletiram sobre a prevenção dos acidentes do trabalho.

    A Parada Geral engajou todo o efetivo para um diálogo aberto sobre segurança, destacando a proteção da vida e da integridade física das pessoas com um compromisso e objetivo de máxima urgência e importância.

    No Escritório de São Paulo, Paulo Cintra, Gerente de Segurança do Trabalho, Marcelo Piller, Diretor de Engenharia e Sustentabilidade, Fábio Gandolfo, DS Brasil Infraestrutura e Maurício Almeida, DS Brasil Plantas Industriais, reforçaram que o sucesso da empresa depende do êxito das medidas adotadas para proteger o maior ativo da OEC: as pessoas que trabalham e convivem com as obras. É o respeito absoluto a este princípio que garante o trabalho seguro – um direito humano universal, e inclui a saúde e a segurança das pessoas no centro de decisões.

    Além disso, reiteraram que a segurança de cada integrante é uma prioridade compartilhada por todos em que o papel e responsabilidade dos líderes ganham evidência por serem eles os grandes promotores da agenda de prevenção. As mensagens também destacaram que todos devem se manter atentos aos riscos presentes em seu ambiente e diligentes quanto à identificação e informação dos desvios de segurança, bem como que ninguém deve realizar uma tarefa em que se sinta inseguro, e que todos devem presar sempre pela própria vida e a dos colegas.

    Paulo Cintra reforçou ainda que “nenhuma atividade de trabalho, por mais rotineira, está isenta a riscos. Os acidentes podem acontecer nas atividades mais simples, nas obras, nos escritórios, nos deslocamentos e até mesmo em casa. Devemos sempre atuar como agentes de prevenção, aplicando os conceitos aprendidos no trabalho em todas as situações, refletindo o nosso compromisso com a prevenção e com o valor a vida”.

    As Paradas replicadas em todos os projetos engajaram simultaneamente mais de 12 mil pessoas. Em cada operação, foram reforçados os perigos e riscos específicos, controles e restrições adotadas, bem como papéis e responsabilidades de todos/as para a construção de uma OEC ainda mais segura.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    No último dia 7 de agosto, foi concluída a operação de içamento de vigas em três estruturas estratégicas da duplicação da BR-386,...

    11 de Agosto de 2025
    +
    0

    No dia 31 de julho, foi concluído o içamento das quatro vigas da ponte sobre o Rio Porongos, localizada...

    01 de Agosto de 2025
    +
    0

    Após 56 horas ininterruptas de trabalho, numa operação que envolveu 111 pessoas, 904 metros cúbicos de concreto, transportados em...

    31 de Julho de 2025
    +
    0

    A obra da Ponte de Guaratuba, que está sendo executada pela Odebrecht Engenharia & Construção no litoral do Paraná,...

    29 de Julho de 2025