Idioma:

  • Instituição apoiada pela Fundação Odebrecht é destaque em premiação

    DATA: 29/01/2019

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    Reconhecer boas práticas de tecnologia aplicadas à conservação ambiental na agricultura: esse é o objetivo do Prêmio Rural Sustentável – Sustentabilidade para o Desenvolvimento Rural, concedido pelo Projeto Rural Sustentável (PRS). Em dezembro de 2018, a Organização de Conservação da Terra (OCT) – instituição apoiada pela Fundação Odebrecht por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS) – foi contemplada em três subcategorias da premiação, tendo o seu trabalho com pequenos agricultores da região do Baixo Sul da Bahia destacado em âmbito nacional.

    Foram mais de 600 projetos inscritos e, desses, 100 foram selecionados para a etapa final e 20 saíram vencedores. A OCT foi consagrada na subcategoria “Veiculação e Continuação de Políticas Públicas”. Dois agricultores parceiros e os respectivos técnicos da OCT que atuam na orientação das suas propriedades também foram destaque no Prêmio em outras subcategorias. Todos os premiados receberão valores em dinheiro para dar continuidade aos trabalhos realizados em prol da sustentabilidade na zona rural.

    “A conquista nos enche de orgulho e satisfação porque valoriza a essencialidade da assistência que prestamos. Representa também um resultado objetivo e prático da OCT em seu papel final, que é o da educação produtiva como instrumento de emancipação das comunidades na busca dos seus destinos. Isso fortalece nossa atuação”, comenta Joaquim Cardoso, Diretor Executivo da OCT.

    Agricultura aliada ao meio ambiente

    O agricultor Jairo de Souza ao lado da esposa, Genilda, em sua propriedade

    Na subcategoria “Inovação e Experimentação”, foram vencedores o agricultor Jairo de Souza, de Igrapiúna (BA), e o técnico Joeli Neres, que comenta que resultados como esse beneficiam a presença da OCT no Baixo Sul. “O Prêmio não só reconhece o empenho que temos, mas facilita nossa atuação no campo. Quando questionarem sobre a eficácia de técnicas sustentáveis, podemos mostrar o exemplo de agricultores que decidiram trabalhar respeitando a natureza e que é possível prosperar sem degradar”, defende Neres.

    Para Souza, o destaque obtido evidencia que existe como cultivar em harmonia com a natureza. “A OCT nos oferece o apoio diário, ensinando como plantar e cuidar da terra. Eu e minha esposa seguimos lutando e vendo os frutos do trabalho. Agora fomos premiados e, também, a minha área segue prosperando para mostrar que dá certo e que a agricultura pode ser diferente”.

    Já na subcategoria “Geração de Trabalho e Renda”, o reconhecimento foi para Raimundo de Jesus, de Piraí do Norte (BA), e o técnico da OCT Amauri de Souza. Segundo o profissional, esse é um fato para ser compartilhado com todos. “Significa que estamos no caminho certo, levando ao produtor assistência técnica de qualidade voltada para a conservação, valorizando o social, ambiental e o econômico e, principalmente, respeitando o conhecimento popular, que é uma riqueza dos nossos agricultores. Essa é uma forma de prestigiar o trabalho realizado pela OCT”.

    Os produtores Raimundo e Martinha de Jesus (esq.) recebendo visita do técnico da OCT que os acompanha

    A instituição vem realizando projetos ambientais na propriedade de Jesus desde 2012. De acordo com o agricultor, é um apoio necessário para o crescimento de sua área. A premiação, no entanto, foi uma surpresa. “Estamos bem contentes. Eu não esperava que isso pudesse acontecer, mas graças à equipe da OCT e ao Rural Sustentável, chegamos até aqui”. Martinha de Jesus, sua esposa e quem o ajuda no campo, completa: “fico muito feliz pelo que a OCT faz com a gente. Eles têm dedicação e o interesse de ajudar. Qualquer dúvida que temos, estão sempre aqui. Tenho confiança no trabalho”.

    A cerimônia de premiação está prevista para acontecer este ano. Para mais informações sobre o Rural Sustentável e acesso a lista completa de vencedores, visite www.ruralsustentavel.org.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Avançando mais um importante passo em sua jornada de promoção do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, a Organização de...

    11 de Abril de 2024
    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024