Idioma:

  • Inovação baiana viabiliza operação logística-portuária em tempo recorde

    DATA: 14/03/2023

    Publicado por: Enseada

    A implantação do Projeto Eólico Tanque Novo, na Bahia, segue a todo vapor e sua inauguração está confirmada pela CGN Brasil para o próximo mês de abril. A operação logístico-portuária encerrada no complexo industrial e logístico do Enseada, localizado em Maragojipe, no Recôncavo baiano foi um dos pilares do sucesso da operação. No total, 40 aerogeradores de fabricação da Goldwind, foram recebidos, armazenados na área alfandegada de 750 mil m2 do complexo e transportados até o destino, a cerca de 1.000 km de distância do complexo. Toda a operação foi executada em tempo recorde, levando-se em consideração o embarque na China até o desembarque final na região Sul da Bahia. Com um detalhe: o êxito das atividades teve uma grande contribuição graças a uma inovação de um engenheiro baiano.

    Inspirado numa prancha de surfe, ele teve a ideia de inverter o conjunto (carreta, apoios e pás) e criou um par de dispositivos que, uma vez colocados na carreta especial que transporta as pás no desembarque do navio, possibilitou inverter o lado da varredura da pá, que possui 76 metros e pesa 22 toneladas.

    “O transporte convencional é realizado com a cauda para parte traseira da carreta especial. Com a pá invertida, viabilizamos que a varredura fosse pela parte dianteira, eliminando possíveis interferências dentro do complexo industrial”, revela Danilo Oliveira, engenheiro mecânico da Enseada com MBA em Lean Manufacturing e desenvolvedor da solução.

                 Danilo Oliveira, engenheiro mecânico da Enseada

    Ainda segundo ele, a inovação foi pensada de forma conjunta com profissionais da companhia simulada em software de engenharia e testada no cais da Enseada antes da execução, garantindo uma operação segura, produtiva e sem falhas em todas as etapas do contrato logístico-portuário.

    Desenvolvimento regional

    Desde o primeiro momento da operação o foco na produtividade e na segurança foram priorizados. “As turbinas eólicas foram movimentadas numa minuciosa operação portuária sendo armazenadas temporariamente em nosso pátio alfandegado. Por fim, através de escoamento rodoviário, nosso cliente transportou gradualmente os conjuntos até o Sul da Bahia”, detalha Mário Moura, diretor de Operações do Enseada.

    Outro destaque do contrato, diz o diretor de Negócios do Enseada, Carlos Tsubake, é a consolidação do terminal como polo atrator de novas oportunidades de negócios e gerador de emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento regional sustentável. “A Bahia tem, no Enseada, um complexo naval, logístico-portuário e industrial de classe mundial, fruto de um investimento privado de R$ 3 bilhões, que está pronto para gerar ainda mais empregos qualificados no estado”, garante Tsubake.

    Liderança

    O Complexo Eólico Tanque Novo está localizado nos municípios de Tanque Novo e Caetité, ambos na região Sul da Bahia. Em breve, o Complexo contará com um total de 40 aerogeradores distribuídos em sete parques eólicos, com capacidade total instalada de 180 MW. A implantação do Parque consolidará a liderança nacional da Bahia na geração de energia eólica, com mais de 30% da produção nacional. Em dezembro, a Goldwind concluiu junto ao seu cliente CGN Brasil, em tempo recorde, 50% da instalação dos aerogeradores e até abril 100% estará finalizado, incrementando a potência instalada.

    Para o CEO da CGN Brasil, Yao Zhigang, o feito garantirá ao estado uma posição de protagonismo na geração de energia limpa e renovável no país, o que demonstra o acerto da política defendida e implementada há 10 anos pelo Governo da Bahia. “Estamos implantando um dos mais modernos e produtivos parques eólicos do Brasil e o Governo da Bahia tem sido um parceiro fundamental no sucesso da operação”, disse Yao Zhigang.

    Sobre a Enseada

    Aliando qualidade, produtividade, segurança operacional e uma abrangente política de sustentabilidade, o Enseada é um complexo naval, industrial e logístico-portuário com capacidade de realizar projetos de construção, reparo e manutenção naval e offshore, além de prover soluções logísticas, portuárias e industriais para clientes e parceiros.

    Sobre a CGN Brasil

    A CGN Brasil é uma empresa multinacional do setor de energia, afiliada à CGN Energy International Holdings Co. Limited. Sua operação no Brasil iniciou em 2019 após aquisição dos projetos de energia eólica da empresa Atlantic Energias Renováveis S.A, além de outros dois complexos fotovoltaicos e um eólico. Hoje a CGN Brasil conta com 51 parques entre eólicos e solares, sendo a capacidade instalada total de 1,324GW distribuídos entre os estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia e Rio Grande do Sul.

    Sobre a Goldwind

    A Goldwind, multinacional chinesa, fabricante de turbinas eólicas de alta performance, é líder global em energia limpa, conservação de energia e proteção ambiental. A Goldwind está empenhada em promover a transformação energética para assegurar a energia acessível, confiável e sustentável para todos e para impulsionar um futuro renovável, oferecendo soluções de tecnologia customizadas para clientes com diversos perfis e necessidades.

    _____

    Esta ação integra o escopo de ações do Programa de Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020 e Portaria nº 27.705, de 30 de dezembro de 2022, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Desde 2012, a Enseada tem realizado o monitoramento de peixes, componente do Programa de Monitoramento da Biota Aquática. Trata-se...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    A água é um recurso fundamental para a vida e o bem-estar humano, elemento essencial para a sobrevivência de...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    No início de janeiro/2024, a Enseada concluiu com sucesso a primeira operação de movimentação de Grãos em seu no...

    06 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    A partir de janeiro/2024, o Complexo Naval, Industrial e Portuário Enseada, localizado em Maragojipe, no Recôncavo Baiano, deverá se...

    19 de Janeiro de 2024