A Fundação Norberto Odebrecht realizou o sorteio de três kits de produtos feitos pelos projetos apoiados pela entidade no...
Inova BH é eleita a parceria público-privada do ano
DATA: 27/11/2017
Uma parceria público-privada (PPP) em educação, a primeira da América Latina. Por meio dela, a Inova BH, concessionária liderada pela Odebrecht Engenharia & Construção, foi responsável por construir, manter e gerenciar os serviços não pedagógicos de 51 escolas de Belo Horizonte – 46 unidades de educação infantil e cinco de ensino fundamental.
O contrato foi assinado em 2012. As últimas unidades foram entregues em janeiro de 2016 e desde 2015 a Odebrecht atua na parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, gerenciando as atividades não pedagógicas das unidades, que têm capacidade para atender juntas 25 mil estudantes. Em 21 de novembro, o projeto venceu o PPP Awards & Conference Brazil 2017, evento que prestigia parcerias público-privadas desenvolvidos no país. Em cerimônia em São Paulo, o ativo venceu em duas categorias: Projeto Municipal do Ano e Projeto do Ano – esta última, categoria mais importante da premiação.
Segundo Clebio Batista, presidente da Inova BH, um dos grandes destaques da PPP é a participação de uma empresa especializada em serviços não pedagógicos. “As direções das unidades de ensino podem se dedicar às questões voltadas exclusivamente à aprendizagem dos alunos”, explica. “Em outras escolas, as direções terminam se ocupando mais do que deveriam com assuntos periféricos, como contratação de funcionários de limpeza, jardinagem e manutenção. Livre de atividades como essas, eles se dedicam ao que de fato importa”.
Light Steel Frame
Mas não foi só isso que contribuiu para o sucesso do projeto, que desde a sua construção foi pensado pelo viés da inovação. As unidades foram construídas em diferentes regiões de Belo Horizonte, principalmente em locais de alta vulnerabilidade social onde, historicamente, a cidade possuía déficit de vagas. E todas as escolas foram finalizadas dois meses antes do prazo previsto. Isso foi possível graças à centralização de diversas escolas em um único contrato e à escolha do método construtivo pela concessionária, o Light Steel Frame.
A técnica é bastante utilizada em países como Japão, Chile, Canadá e Estados Uidos, mas até então pouco conhecido no Brasil. O método padroniza o processo construtivo e sua facilidade e rapidez de montagem possibilitaram que a Inova BH mantivesse vários canteiros de obras simultâneos.
Clique aqui e leia mais sobre a concessionária.
Nenhum Comentário