Idioma:

  • Fundação palestra no Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica

    DATA: 29/04/2022

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    Governança participativa foi tema da apresentação de Cristiane Nascimento no encontro

     

    Equipe da Fundação frequentou mais de 20 oficinas, plenárias e discussões

    Dias de foco na gestão para o Terceiro Setor. Este foi resumo da participação da equipe da Fundação Norberto Odebrecht no Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE), que aconteceu entre os dias 26 e 29 de abril em Sorocaba (SP). Cerca de 600 pessoas atenderam presencialmente ao encontro, enquanto outras 300 participaram de forma online. Além de frequentar o encontro, a Fundação fez parte do time de palestrantes do FIFE: Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade, Parcerias e Comunicação, ministrou uma palestra com o tema ‘Como a Governança Participativa pode fortalecer a atuação no Terceiro Setor’ na quinta-feira (28).

    O termo Governança Participativa representa a atuação conjunta entre Poder Público (Governos Federal, Estadual e Municipal), iniciativa privada e sociedade civil. Trata-se da forma como é executado o PDCIS, Programa Social da Fundação, e por isso foi o assunto escolhido para a palestra. “Em nosso Programa, a Governança Participativa foi a base de sua concepção, além de consolidar-se como uma condição inerente e imprescindível ao relacionamento entre os diversos atores e partes interessadas”, explicou Cristiane ao público, em sua apresentação. “Ela é o caminho para a aplicação de boas práticas empresariais, políticas e diretrizes, códigos de condutas, acordos de cooperação técnica, contratos e estruturação de conselhos”, exemplificou.

    Evento aconteceu em Sorocaba (SP) e reuniu cerca de 600 participantes de todo o país

    A palestra foi ainda uma oportunidade para a divulgação dos resultados alcançados pelo PDCIS em 2021, como o plantio de quase 200 mil árvores, a capacitação de 282 agricultores familiares e a integração de 156 famílias a associações socioprodutivas locais. Clique aqui e conheça mais sobre o Programa Social da Fundação.

    Participação no evento

    Para a equipe, a participação no evento – que envolveu, além da palestra dada pela Fundação, o comparecimento a mais de 20 oficinas, plenárias e discussões – foi um momento de trocar experiências e criar pontes com outras fundações e organizações da sociedade civil (OSCs). “Foi muito interessante observar o que outras instituições estão fazendo, verificar as tendências do terceiro setor”, conta Adélcio Menezes, coordenador de Parcerias na Fundação. “O Fórum nos possibilitou não só aprender com a vivência dos nossos pares, como realizar práticas que irão agregar valor aos nossos processos”, complementou Camila Giuliani, coordenadora de Comunicação.

    Já Cláudia Pimentel, coordenadora de Sustentabilidade, ressaltou a oportunidade de se capacitar sobre assuntos relacionados à filantropia estratégica e ao impacto social. “Temas como cultura de doação, transparência e engajamento já são recorrentes em nosso dia a dia”, explica ela, “mas a programação também nos permitiu saber mais sobre inovações como o design thinking, franquias no Terceiro Setor e automatização, por exemplo, e nos inspirar para adotar novas práticas”.
    O Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica é uma realização da Rede Filantropia e acontece desde 2014.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Avançando mais um importante passo em sua jornada de promoção do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, a Organização de...

    11 de Abril de 2024
    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024