A Fundação Norberto Odebrecht realizou o sorteio de três kits de produtos feitos pelos projetos apoiados pela entidade no...
Fundação inicia a Sistematização da Nossa Cultura aplicada ao PDCIS
DATA: 14/05/2024
Com a aspiração de perpetuar práticas, princípios e processos integrados à sua atuação, a Fundação Norberto Odebrecht lançou nesta segunda-feira (13) o seu mais novo projeto de Sistematização.
Em 2020, a fim de disponibilizar o seu modelo de desenvolvimento territorial sustentável para contribuir positivamente em contextos de desigualdades, a instituição sistematizou a tecnologia social do PDCIS, seu programa social, a partir da experiência adquirida nos anos de implementação no Baixo Sul da Bahia, dando origem à publicação “Como implementar o PDCIS”.
Após a identificação da importância e necessidade em sistematizar os processos de ensino e aprendizagem da Nossa Cultura no PDCIS, a Fundação estabeleceu como desafio para este ano a criação de uma nova publicação, que identifique como essa filosofia de vida é incorporada pelos beneficiários do programa.
A Nossa Cultura teve sua criação embasada por valores e crenças provenientes da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), filosofia pautada na educação e trabalho e materializada em livros escritos por Norberto Odebrecht. Ultrapassando barreiras corporativas, funciona como uma referência para os integrantes do Grupo Novonor, guiando ações e valorizando a disposição para servir, a capacidade individual e o desejo de constante evolução.
No kickoff do projeto de Sistematização da Nossa Cultura, realizado junto aos integrantes da FNO no escritório em Salvador (BA), estiveram presentes remotamente os diretores das Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia, instituições parceiras na execução do PDCIS, e Marcio Polidoro, ex-integrante do Grupo Novonor por 34 anos, dos quais 15 como diretor de comunicação, e consultor do projeto. “A Nossa Cultura é um patrimônio intangível que representa o que temos de mais valioso em nossa história enquanto grupo empresarial e entidade educacional, que é o caso da Fundação. Quando falamos em sistematizar as referências dessa cultura dentro do PDCIS, estamos possibilitando que ela seja multiplicada”, afirma Marcio.
A Sistematização da Nossa Cultura no PDCIS terá como metodologia a condução de pesquisas e revisões bibliográficas, além de realização de diversas entrevistas. A publicação final, que apresentará componentes conceituais e programáticos, permitirá que empresas, Terceiro Setor e instituições de ensino possam, a seu modo, implementar práticas e processos baseados nesta cultura organizacional.
Para Jonas Nogueira, coordenador da área de Sustentabilidade da Fundação que conduzirá o projeto, a riqueza deste trabalho será a valorização de uma cultura que tem transformado a vida de gerações de agricultores. “A Nossa Cultura está viva e sendo praticada por cada beneficiário do PDCIS. Isso é perceptível em suas falas, visão de mundo e no compromisso que cada um estabelece com sua comunidade e com o próprio território”, conclui.
Nenhum Comentário