Idioma:

  • FPSO Cidade de Itajaí alcança a marca de dez anos de operação

    DATA: 15/03/2023

    Publicado por: Ocyan

    O FPSO Cidade de Itajaí, da joint-venture Altera&Ocyan, alcançou em fevereiro um marco relevante: uma década de operação com mais de 122 milhões de barris produzidos, com mais de 3 milhões de horas sem incidentes registrável a bordo (com ou sem afastamento). O navio-plataforma apresenta índices de segurança e performance que reforçam o sucesso da embarcação e a operação.

    “Chegar a esta marca demonstra o comprometimento e competência da joint-venture em garantir a alta performance operacional e de segurança, o que agrega importante valor de mercado para a Altera&Ocyan e para o cliente, resultado do esforço de toda equipe do projeto onshore e offshore”, destaca Bárbara Figueira, engenheira de operações do FPSO Cidade de Itajaí.

    A embarcação, que está localizada no Campo de Baúna, na Bacia de Santos, desde fevereiro de 2013 tem neste momento como cliente a petroleira australiana Karoon Energy. O navio-plataforma atingiu um uptime operacional acima de 98% durante este período. “Os resultados apresentados até o momento sinalizam uma boa perspectiva para novas oportunidades com a Karoon”, explica Marcelo Nunes, Managing Director da Altera&Ocyan.

    Ainda com relação à Karoon, Marcelo Nunes lembra que as partes construíram um bom relacionamento comercial, visando sempre o objetivo de atender aos interesses mútuos.

    FPSO CDI

    O ativo Cidade de Itajaí é capaz de atuar em lâmina d’água de até 1.000 metros de profundidade, tem capacidade para produzir 80 mil barris de petróleo diários, comprimir e injetar dois milhões de metros cúbicos de gás por dia.

    Parceria de Sucesso

    Construído no estaleiro Jurong, em Singapura, o FPSO Cidade de Itajaí chegou ao Brasil em 29 de dezembro de 2012. O início da operação foi em 16 de fevereiro de 2013. O Cidade de Itajaí é a primeira unidade de produção operada pela Altera&Ocyan, que hoje conta ainda com o FPSO Pioneiro de Libra, locado e operando no Campo de Mero, no Bloco de Libra, maior reserva do pré-sal brasileiro para o Consórcio que além da Petrobras conta com as empresas internacionais Total, Shell, CNOOC e CNPC.

    A Altera&Ocyan também atua como parceira estratégica da 3R Petroleum na manutenção e operação das plataformas 3R-2 e 3R-3, desde o ano passado no campo de Papa Terra.

    “A parceria entre a Altera Infrastructure e a Ocyan é um grande sucesso. Buscamos seguir trabalhando juntos para aproveitar as novas oportunidades de crescimento do mercado brasileiro”, finaliza Marcelo Nunes.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024