A essência do termo Zeitgeist, criado por um filósofo alemão para designar o que seria o “espírito do tempo”,...
FNO celebra 59 anos com publicação que sistematiza a transmissão da Nossa Cultura em seu programa social
DATA: 01/01/2025
Quatro anos após o lançamento da publicação “Como implementar o PDCIS”, que sistematiza a experiência com o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), programa social da Fundação Norberto Odebrecht (FNO), a instituição apresentou, neste 31 de dezembro, a “Sistematização da Nossa Cultura aplicada ao PDCIS”, como marco do seu aniversário de 59 anos.
Resultado de um ano de pesquisas e entrevistas em profundidade, o documento explora como a cultura desenvolvida pelo fundador Norberto Odebrecht, fundamentada na educação e no trabalho e consolidada no Grupo Novonor, é transmitida e praticada pelos beneficiários e participantes do PDCIS. Coordenado pela FNO há mais de 20 anos no Baixo Sul da Bahia, o programa é referência em impacto social e na formação de empreendedores rurais.
“A riqueza deste trabalho está na observação de que uma cultura organizacional forte pode transcender os limites de uma empresa, impactando profundamente a vida das pessoas ao colocar em prática seu propósito de formar líderes comprometidos com suas comunidades e territórios”, declara Jonas Nascimento, coordenador do projeto e da área de Sustentabilidade da FNO.
Dividida em componentes conceituais e programáticos, a “Sistematização da Nossa Cultura aplicado ao PDCIS” compreende, primeiramente, os fundamentos teóricos e filosóficos que sustentam a Nossa Cultura, para então estruturar as ferramentas e práticas adotadas pela FNO e instituições parceiras do PDCIS no processo de transmissão desses conceitos.
Para Marcio Polidoro, consultor e ex-Diretor de Comunicação da Novonor, a difusão dos princípios e valores da Nossa Cultura no Baixo Sul da Bahia potencializa o desenvolvimento de adolescentes e agricultores familiares. “Esta Sistematização representa um importante avanço no PDCIS, porque vai contribuir decisivamente para transformar os jovens dessa região em novos e bons empresários rurais, como sonhava Dr. Norberto”, afirma.
Disponível online e gratuitamente, a Sistematização se dirige não apenas a organizações do terceiro setor interessadas em implantar culturas organizacionais, mas também a escolas, empresas privadas e instituições que buscam práticas de compartilhamento de filosofias para a formação de novos líderes.
“A Nossa Cultura valoriza as capacidades individuais, cotidianos produtivos e laços comunitários. Com esta publicação, a FNO mantém a sua posição como principal guardiã do legado humanista de Norberto Odebrecht, e possibilita que o fenômeno de transmissão seja realizado de maneira cada vez mais sistemática e organizada, enraizando-se no espírito das pessoas e pavimentando o caminho para uma sociedade mais sustentável e justa”, comenta Isadora Sarno, integrante da área de Comunicação da FNO/OEC.
Acesse aqui o documento!
Nenhum Comentário