Idioma:

  • Atualizado em 14/06/2023

    Este é o novo canal oficial para esclarecer dúvidas relacionadas ao Projeto Integra e à etapa que tem como foco a análise, validação e estruturação dos Nossos Serviços Integrados (NSI). Ele será atualizado periodicamente e as novidades serão compartilhadas. Além do diálogo líder-liderado, que é fundamental e deve acontecer a qualquer momento, o Projeto prevê, desde o início, uma comunicação transparente, objetiva e frequente. Conte com o apoio das equipes de Pessoas & Organização. Se tiver outras dúvidas, sugestões ou comentários, você também pode compartilhar pelo e-mail abaixo:

     

    CONTATO

    integra@novonor.com. Aqui temos um canal aberto para dúvidas e contribuições. Para enviar sua pergunta de forma anônima, clique aqui


     

    PRINCIPAIS PERGUNTAS RELACIONADAS AO INTEGRA



    • O que é o Integra?

      Projeto iniciado em 1º de junho de 2022 e que vem sendo desenvolvido e implementado no Grupo Novonor para proporcionar maior integração, competitividade, eficiência e segurança de processos, com foco na retomada do crescimento dos negócios e alcance da Visão 2030.


    • Quais empresas fazem parte do escopo do Integra?

      O trabalho abrange a holding Novonor e as empresas controladas OEC, Participações, Horiens e OR.


    • Como será a implementação?

      O Projeto é desenvolvido e implementado em fases e conta com o apoio das consultorias Accenture e Stefanini. A entrega do diagnóstico, realizada em setembro de 2022, foi um marco da primeira etapa. Em fevereiro de 2023, foi iniciada uma nova fase com foco na análise, validação e estruturação do NSI.


    • Qual a diferença do escopo de trabalho da Stefanini e da Accenture no Projeto?
      O trabalho realizado pela consultoria Accenture é o de estruturação estratégica das áreas de apoio corporativas. No mês de abril, foi iniciada uma etapa de atualização das informações adquiridas na primeira fase do Projeto, concluída em setembro de 2022, para o detalhamento das estruturas em busca de mais sinergia e eficiência. O objetivo é aprofundar no planejamento dos tempos e movimentos dessa restruturação e estabelecer a nova forma de comunicação, governança, níveis de serviços (SLAs) e modelo de cobrança.
      Já a consultoria Stefanini, desde fevereiro desse ano, realiza o trabalho de estruturação da rede NSI (Nossos Serviços Integrados) e modelo operacional do BPO (Business Process Outsourcing). As atividades são divididas em: criação do NSI e terceirização de parte das operações transacionais por meio da implantação do BPO.
      A Stefanini deu início aos mapeamentos junto às áreas envolvidas para melhor entendimento sobre as atividades realizadas atualmente pelas estruturas do Grupo Novonor. Esta fase é de fundamental importância para o desenvolvimento assertivo do novo modelo de prestação de serviços de apoio às áreas de negócio do Grupo, que será centralizado na OEC e atenderá também a holding e negócios.


    • Como acompanhar o andamento das ações?
      Além do diálogo líder-liderado, que é fundamental e deve acontecer a qualquer momento, o Projeto prevê, desde o início, uma comunicação transparente, objetiva e frequente sobre os avanços na implementação. Acompanhe as novidades pelo boletim Integra_Ação, enviado por e-mail. Para relembrar todas as comunicações, clique aqui.

      Mantenha-se informado também nesta página de “Perguntas e Respostas”, que será atualizada conforme o avanço do Projeto. O e-mail integra@novonor.com permanece à disposição para atender dúvidas.

     

    PRINCIPAIS PERGUNTAS RELACIONADAS AO PROJETO DO NSI



    • O que é o NSI?
      Nossos Serviços Integrados (NSI) é o novo modelo de prestação de serviços para apoio às áreas de negócio do Grupo, realizados até então por outras estruturas dentro de cada empresa, que será centralizado na OEC e atenderá também a holding Novonor e negócios participantes. O trabalho de análise, validação e estruturação do NSI é realizado em conjunto com a Stefanini, multinacional de origem brasileira, reconhecida e atestada pelo mercado, que traz uma proposta digital inovadora.


    • Que tipos de serviços farão parte do NSI? Serviços operacionais ou não operacionais ou que exigem análise e aplicação de critérios?
      Farão parte do NSI (Nossos Serviços Integrados) atividades que já compõem as atuais estruturas de apoio e CSC existentes no Grupo Novonor, tais como Pagadoria, Contabilidade, Fiscal e Administração de Pessoal, bem como alguns processos relacionados às áreas de Suprimentos e Facilities.
      A maior parte das atividades operacionais migrará para Stefanini, por meio do modelo operacional do BPO (Business Process Outsourcing).
      Para a definição dos serviços do NSI Retido, estrutura que seguirá alocada no Grupo Novonor (OEC), foram analisados dois principais critérios: as atividades não elegíveis ao processo de terceirização de serviços e atividades recomendadas pela área de Integridade da Companhia.


    • Existe uma previsão de quantos integrantes formarão a estrutura do NSI Retido?

      Sim. A estimativa é que essa nova estrutura seja composta por entre 70 e 80 pessoas, conforme projetos de consultoria realizados pela Accenture e Stefanini e validados pelo Grupo Novonor. Esse número só será fechado ao final da onda 2, em outubro.


    • Para a formação da equipe do NSI serão consideradas somente pessoas do CSC OEC ou de outras áreas?

      A formação do NSI, que contempla as estruturas do NSI Retido e do BPO (Stefanini) considera a centralização não somente de atividades que compõe o atual CSC da OEC. Alguns processos que ocorrem em outras áreas de Apoio, seja da OEC, como da OR, Horiens, Novonor e Participações, também farão parte dessa nova estrutura. Consequentemente, Integrantes de todos os Negócios e áreas envolvidas estão sendo considerados nesse processo de reestruturação.


    • Quais foram os critérios utilizados para considerar que a Stefanini possui o “perfil adequado” para nos apoiar nessa etapa?
      O processo de escolha foi realizado por meio de uma concorrência de mercado, envolvendo alguns dos principais fornecedores destes serviços no país. Além de apresentar a melhor proposta técnica e comercial, a Stefanini disponibilizou uma maior abertura e proximidade, por ser uma empresa nacional.
      Foram realizadas reuniões e conversas junto a diversos clientes da Stefanini e atestada uma excelente avaliação por parte destes.


    • Vi, no Linkedin, a Stefanini buscando profissionais com descrição de cargos semelhantes aos nossos programas, no Grupo Novonor. Não haveria uma priorização dos nossos Integrantes para a formação do BPO?

      Para composição do time do BPO, está sendo considerado um mix de pessoas que já são colaboradoras da Stefanini, pessoas indicadas pelo Grupo Novonor, bem como algumas novas contratações pontuais de mercado, considerando o cronograma do projeto e a necessidade de a Stefanini integrar e treinar pessoas, enquanto os processos de mapeamento e shadow ainda estão em curso.


    • Qual é o plano para gestão da mudança?
      Os times Stefanini e a equipe Novonor estão trabalhando em estreita colaboração a fim de garantir que o processo ocorra de maneira tranquila e sem interrupções em nossas operações. Tal colaboração se dá por meio de ações simultâneas de mapeamentos, treinamentos, comunicação clara e constante e transição assistida das operações Novonor para BPO Stefanini.
      A Implementação do Projeto está sendo acompanhada pelo Comitê de Gestão de Mudança e Comunicação, formado tanto por integrantes do Grupo Novonor como da Stefanini. O Comitê atua para que os integrantes envolvidos tenham a clareza e a transparência sobre as decisões e mudanças, em alinhamento com a evolução do Projeto.
      Além disso, foi formado um grupo de Agentes de Mudança, composto por integrantes de distintos Negócios e áreas, que têm como principais objetivos compartilhar informações de cada etapa com seu time, sendo um ponto de referência para todas/os, em apoio e alinhamento às principais lideranças envolvidas, bem como colher percepções dos integrantes para apoiar no esclarecimento de dúvidas.


    • Os Agentes de Mudança foram orientados a divulgar as informações dentro das áreas?
      Sim. É parte do papel dos Agentes Mudanças a disseminação de informações relevantes do projeto junto às equipes, em apoio às Lideranças.

      Clique aqui para acessar a relação de Agentes de Mudança de cada Negócio.



    • Quando teremos acesso ao cronograma para: i) migração atividades, ii) estruturação NSI e iii) estruturação corporativo? As definições acontecerão de forma simultânea para melhor aproveitamento das pessoas que temos atualmente nas equipes e como forma de garantir a sinergia desenvolvida ao longo dos últimos anos?
      O Grupo Novonor sempre teve entre suas prioridades o cuidado com as pessoas e suas carreiras. As definições serão tomadas preservando a sinergia e sempre com escuta, empatia e olhar de retenção dos integrantes. Clique aqui para conhecer o cronograma resumido do Projeto. As datas previstas neste cronograma poderão sofrer alterações a depender do avanço do Projeto.


    • Qual é a data prevista para início e término da migração das atividades para a Stefanini?
      Clique aqui para conhecer o cronograma resumido do Projeto.

      As datas previstas neste cronograma poderão sofrer alterações a depender do avanço do Projeto.

       



    • A transição das atividades será efetuada de forma remota ou presencial?
      A transição das atividades será realizada predominantemente em modelo remoto. Caso haja necessidade de trabalho presencial, o planejamento será realizado juntamente com as Lideranças, visando atender às demandas do projeto. Havendo esta necessidade, a empresa arcará com as despesas relacionadas à transporte.

      Haverá comunicação prévia para que as pessoas se programem para a dinâmica de trabalho requerida e cada frente terá tratativas particulares e aderentes à realidade que a transição exige.



    • Como será a definição das pessoas que permanecerão no Grupo? Quando e como será feita a triagem dos integrantes (mapeamento de atividades, competências, quantidade de pessoas e perfil profissional)?
      A definição e convite das pessoas serão realizados com base nas atividades que permanecerão retidas nas empresas do Grupo Novonor versus a adequação dos perfis profissionais e competências dos integrantes. As avaliações dos PAs e de desenvolvimento mais recentes do integrante serão consideradas, de forma a termos um processo o mais meritocrático possível, entendendo também o desejo de cada integrante.

      As lideranças terão participação ativa neste processo de definição e a estimativa é que esta fase se conclua em no máximo 3 meses após o início do Projeto.



    • Quem será responsável pela escolha das pessoas para formar o NSI Retido?
      A definição e convite das pessoas serão realizados com base nas atividades que permanecerão retidas nas empresas do Grupo Novonor versus a adequação dos perfis profissionais e competências dos integrantes. As avaliações dos PAs e de desenvolvimento mais recentes do integrante serão consideradas, de forma a termos um processo o mais meritocrático possível, entendendo também o desejo de cada integrante.

      As indicações, considerando os aspectos mencionados acima, estão ocorrendo através das atuais lideranças do CSC OEC e áreas administrativo-financeiras dos Negócios participantes do projeto.



    • Qual é a previsão para comunicação aos integrantes que farão ou não parte da nova estrutura (NSI retido)?
      A comunicação aos integrantes quanto à mobilização para a estrutura do NSI Retido ocorrerá em linha com o cronograma do Projeto e levando em consideração a boa avaliação e aderência às atividades que seguirão sendo realizadas internamente.

      Clique aqui para conhecer o cronograma resumido do Projeto.

      As datas previstas neste cronograma poderão sofrer alterações a depender do avanço do Projeto.



    • Haverá um canal centralizado de oportunidades nas diversas áreas de negócios para que esses integrantes conheçam e possam se candidatar aos processos internos?

      Serão implementados todos os esforços possíveis para preservar integrantes bem avaliados, seja nos programas atuais ou em outras oportunidades identificadas no Grupo. As equipes de Pessoas e Organização (P&O) estão à disposição para qualquer apoio neste processo.


    • Quando tivermos um cronograma de transição, já será possível termos a data dos desligamentos para os integrantes que não conseguirem oportunidades internas?
      Clique aqui para conhecer o cronograma resumido do Projeto.

      As datas previstas neste cronograma poderão sofrer alterações a depender do avanço do Projeto.



    • A empresa irá dispensar os colaboradores que tem a intenção de não fazer mais parte do quadro de funcionários e não desejam aguardar a finalização da implantação do Projeto?

      As empresas do Grupo Novonor entendem que suas equipes estão corretamente dimensionadas para a realização das atividades a serem absorvidas pela Stefanini. Nesse sentido, não há previsão para desmobilizações de forma antecipada ao previsto no cronograma de transição junto a Stefanini.


    • Os integrantes que pedirem demissão a partir de alguma data antes da conclusão do Projeto de terceirização terão algum tipo de acordo com a empresa? Para as pessoas que conseguirem recolocação no mercado de trabalho e pedirem demissão, como será tratada a rescisão contratual? A empresa arcará com multa rescisória só para aqueles que forem demitidos no prazo estabelecido por ela?
      A etapa de transição de conhecimento sobre os fluxos e procedimentos é fundamental. Será de grande valia para o Grupo contar com cada um dos integrantes neste processo, para que seja implementado, estabilizado e finalizado sem prejuízo às operações dos negócios. Dessa forma, é essencial para o Projeto que todos cumpram suas entregas até o final. Estas entregas podem ter datas diferentes para integrantes em programas distintos.
      Serão desligados por iniciativa da empresa apenas as/os integrantes que permanecerem contribuindo com o projeto até o final do período de transição das atividades.
      Integrantes que peçam desligamento do Grupo Novonor antes de concluídas suas entregas pactuadas terão seus desligamentos processados como um pedido de sua iniciativa, sem as indenizações decorrentes de um desligamento por iniciativa da empresa.


    • Estou participando do processo seletivo da Stefanini (BPO), isso me prejudicaria em relação à seleção de Integrantes para fazer parte do NSI Retido ou para outra vaga no Grupo Novonor?
      A escolha quanto à oportunidade de trabalho junto a Stefanini, parceira do Grupo Novonor no projeto NSI, é estritamente pessoal, cabendo a cada Integrante, agente do seu próprio destino.
      É importante considerar que a estrutura do NSI Retido tem um número limitado de pessoas, estimado entre 70 e 80 Integrantes, e que as lideranças, ao indicarem as pessoas para cada uma das estruturas, levaram em consideração o perfil destas vis a vis a visualização prévia das atividades que seguirão na Novovor e aquelas que migrarão para a Stefanini.


    • Quando será informado, pela Stefanini, o pacote de benefícios para aqueles Integrantes selecionados para formação do BPO?
      Os processos de seleção realizados pela Stefanini estão sendo conduzidos de forma individualizada e alguns Integrantes, indicados para a primeira onda, já receberam as ofertas de trabalho.
      Conforme comentado na primeira live, teremos momentos distintos de contratações por parte da Stefanini, a depender do andamento do projeto.


    • Por que o Integrante precisa efetuar o processo seletivo para ir para Stefanini? Uma vez indicado pelo Grupo Novonor, o mesmo não já deveria ser considerado como apto?
      Ao indicar um Integrante para ser aproveitado pela Stefanini, as empresas do Grupo Novonor atestam a boa avaliação quanto aos aspectos comportamentais e técnicos.
      No entanto, é natural que a Stefanini busque avaliar, por meio de processo de seleção próprio, a aderência desses profissionais à sua cultura, valores, competências etc. É uma oportunidade, também, para que o candidato conheça a Stefanini, bem como aspectos relacionados a carreira e modelo de trabalho desta empresa.
      Reforçamos ainda que não se trata de um processo de absorção de pessoas, e sim de uma nova oportunidade de trabalho em uma nova empresa, cabendo a Stefanini avaliar todos os critérios que considerarem necessários.


    • As férias pendentes serão pagas na rescisão, quando aplicável, ou serão induzidas no período pré-migração?

      Em caso de rescisão, quaisquer períodos de férias ainda não gozados serão indenizados conforme lei, sejam saldos pendentes ou férias proporcionais ainda não vencidas.


    • Qual é a perspectiva de absorção dos integrantes pela Stefanini?
      Ao longo da avaliação do Projeto Integra, as equipes do Grupo Novonor tiveram sua produtividade, profissionalismo e entrega reconhecidas em comparação com benchmarks de mercado.
      A Stefanini demonstra interesse em avaliar os perfis dos integrantes do Grupo, para os quais as estruturas retidas do NSI não tenham condições de aproveitamento. No entanto, é importante ressaltar que essa absorção dependerá de uma análise cuidadosa e criteriosa, levando em consideração suas necessidades de operação e atividades.
      Assim, a Stefanini está aberta a avaliar a absorção dos profissionais que se encaixem nos critérios e que tenham interesse em fazer parte da equipe, onde sua experiência e conhecimento dos processos da empresa serão de grande valia para o andamento das operações.
      É fundamental que todos os integrantes continuem demonstrando seu conhecimento e sua capacidade de entrega e boa avaliação durante o processo de implantação do BPO, reforçando o valor das nossas equipes e potencializando as possibilidades de retenção.


    • É possível que uma pessoa indicada pelo Grupo Novonor seja aproveitada pela Stefanini para atuação junto a outra carteira/cliente?

      Sim. A Stefanini, ao longo dos processos de seleção, pode fazer uma oferta de trabalho para atuação junto a outro de seus clientes.


    • Tendo em vista que o Projeto integra tem o objetivo de melhorar os processos e reduzir os custos (que também se traduz por demissões) gostaria de saber se haveria redução do quadro de diretores e gerentes das empresas também ou se a redução afeta apenas as áreas operacionais de apoio (CSC)?

      O principal objetivo do Projeto Integra é proporcionar maior integração, competitividade, eficiência e segurança de processos, com foco na retomada do crescimento dos negócios e alcance da Visão 2030. As eventuais desmobilizações de integrantes devem ser entendidas num contexto mais amplo, que compreende a integração de áreas e otimização ou simplificação de estruturas organizacionais e processos. As ações de reestruturação previstas no contexto do Projeto Integra serão implementadas pelo Grupo Novonor.


    • O contrato de trabalho com a Stefanini é CLT?
      Sim. A Stefanini oferece contratação sob o regime CLT, que garante direitos e segurança jurídica para seus colaboradores. Demonstram o compromisso com as leis trabalhistas e com a qualidade de vida dos funcionários.


    • Qual é o modelo de trabalho adotado na Stefanini? Híbrido, Home Office ou Presencial?

      A Stefanini adotará o modelo presencial junto aos profissionais que prestarão serviço ao Grupo Novonor, pelo menos durante o primeiro ano após a transição, de forma a garantir uma melhor comunicação, absorção dos processos e melhores práticas envolvidas.


    • Ouvimos que a Stefanini também possui um CSC na Berrini. A informação procede? É um possível local de trabalho para quem eventualmente for alocado para a Stefanini?

      Não. O local de atuação do BPO Stefanini para Novonor será em Santana, na Alfredo Pujol, 506.


    • A tabela de salários a ser praticada pela Stefanini será próxima da praticada pelas empresas do Grupo Novonor? Diversas pesquisas estão sendo feitas pelos integrantes em redes sociais e internet, e comentaram que: (a) salários mais baixos e benefícios reduzidos, (b) dificuldade de crescimento de carreira, (c) pessoas tratadas como números/máquina.
      A Stefanini é uma das maiores multinacionais brasileiras, líder em diversos segmentos, empregando mais de 35 mil pessoas ao redor do mundo.
      Suas práticas de remuneração e benefícios são compatíveis com as referências do mercado de atuação. Além disso, os principais sites e portais que reúnem informações sobre oportunidades de emprego, bem como percepções sobre características e práticas de diversas empresas, refletem uma média de avaliação positiva para Stefanini.
      É importante ressaltar que todas as decisões relacionadas à remuneração serão tomadas com base em critérios objetivos e justos pela Stefanini. Eles se comprometem em manter a transparência e a comunicação aberta com os colaboradores em relação a essas mudanças e em buscar soluções que possam beneficiar a todos.
      Reforçamos, também, que ao aceitar a proposta de trabalho da Stefanini o profissional está iniciando uma nova relação de trabalho junto a empregador com práticas de remuneração próprias.


    • Qual será a forma de rescisão para aquelas/es Integrantes que permanecerem, até o final do projeto, mas que não tenham novo programa? A/O Integrante terá acesso a seu seguro-desemprego?

      As/os Integrantes que, mesmo após todos os esforços, não tenham um novo programa identificado dentro do Grupo Novonor, mas que permanecerem contribuindo com o Projeto até o final do período de transição das suas atividades, terão o processamento dos seus desligamentos por inciativa da empresa, recebendo integralmente suas verbas e direitos rescisórios.


    • Qual será a modalidade de aviso prévio para aquelas/es Integrantes que não seguirem no Grupo? Trabalhado ou Indenizado?

      Os Avisos Prévios das/dos Integrantes desligados nas movimentações decorrentes do Projeto Integra serão processados como indenizados.

     

    PERGUNTAS ESPECÍFICAS PARA NEGÓCIO OEC



    • Como deverá ser tratado o PA 2023, cujo prazo para pacto se deu em 28/02/23?
      O Ciclo de PA identifica as prioridades e metas das áreas em cada período. Como o Projeto ainda não tem todos os seus impactos definidos, os PAs devem ser pactuados normalmente e considerando uma visão atual.
      Caso alguma mudança relevante seja implementada em consequência do Projeto, as/os Líderes serão orientados para avaliarem a necessidade de repactuar alguma meta.


    • Haverá priorização das atuais equipes de CSC para vagas internas no Grupo Novonor?
      O Grupo Novonor sempre teve entre suas prioridades o cuidado com as pessoas, seu desenvolvimento e suas carreiras. Serão implementados todos os esforços possíveis para preservar integrantes bem avaliados, seja nos programas atuais ou em outras oportunidades identificadas.
      As equipes de Pessoas e Organização (P&O) estão à disposição para qualquer apoio neste processo, incluindo a busca por oportunidades nos negócios e empresas auxiliares, bem como na Linha para aqueles que manifestem mobilidade.


    • Como será tratada a eventual PLR das pessoas que serão rescindidas ou irão à Stefanini: receberão os mesmos cortes de outros integrantes que saíram por conta própria ou pela empresa como nos últimos 2 anos?
      Quando do último pagamento de PLR (base 2021), não houve nenhum tipo de desconto para pessoas desligadas por iniciativa da empresa.
      Caso haja pagamento de PLR referente aos ciclos 2022 e 2023, após aprovação dos resultados da empresa pelo Conselho de Administração, apenas os integrantes desligados por iniciativa própria terão algum tipo de desconto quanto aos valores a serem pagos.
      Os valores serão calculados de forma pró-rata aos meses trabalhados no período, como é a prática normal em casos de desligamento por parte da empresa.


    • Com a migração das atividades do CSC, o Time Camp será mantido?

      O TimeCamp é uma ferramenta de medição de esforço para cobrança de repasses a outras áreas e Negócios. As atividades que migrarem para a Stefanini terão sua própria forma de medição da cobrança dos serviços. No caso do NSI retido, pode haver a manutenção da ferramenta ou estipulado algum outro critério de rateio, isto ainda não está definido.


    • O NSI será híbrido como área corporativa ou 100% home office?

      O trabalho remoto será mantido durante a fase de projeto. O modelo a ser adotado para a equipe do NSI Retido será definido e comunicado antes da finalização da etapa de transição do projeto.


    • Após ser comunicado que não fará parte do novo modelo de trabalho (NSI ou Corporativo), o integrante terá algum tempo para buscar um novo PA? Há definição sobre PDV (Programa de Demissão Voluntária)?
      O Grupo Novonor sempre teve entre suas prioridades o cuidado com as pessoas, seu desenvolvimento e suas carreiras.
      A OEC estruturou um Programa de Retenção voltado para integrantes cujas atividades sejam transferidas para o BPO da Stefanini, dentro da estrutura do NSI, por meio do pagamento de um prêmio, no momento de finalização do Projeto – Veja na próxima pergunta.

      De forma adicional ao prêmio por retenção, a OEC oferecerá um serviço de apoio à recolocação profissional para todas/os as/os integrantes que seguirem na empresa até a conclusão do Projeto e que não sejam contratadas/os pela Stefanini ou alocadas/os em outro programa internamente.
      O serviço de apoio à recolocação consistirá na participação em treinamento, junto à empresa especializada, com o objetivo de apoiar as/os integrantes na busca por uma nova oportunidade profissional, e terá como conteúdos principais o gerenciamento de carreira, novas competências relacionadas ao futuro do trabalho, elaboração de currículo (LinkedIn) e preparação para entrevistas.
      A realização do treinamento ocorrerá de forma virtual e em grupo. A participação será opcional e ocorrerá de forma prévia ao processo de desmobilização das/os integrantes impactadas/os.



    • Haverá prêmio para retenção dos integrantes que farão parte do Projeto? Se sim, quando será anunciado?
      Sim, a OEC estruturou um Programa de Retenção voltado para integrantes cujas atividades sejam transferidas para o BPO da Stefanini.
      O pagamento de um prêmio de 1,5 salário além das verbas rescisórias será um reconhecimento as/os integrantes que, mesmo após todos os esforços, não tenham um novo programa identificado dentro do Grupo Novonor, mas que permanecerem contribuindo com o Projeto, até o final do período de transição das atividades.
      Serão definidos alguns indicadores para acompanhamento com o intuito de medir o desempenho, a qualidade e o prazo de entrega em cada etapa do Projeto.
      As/Os integrantes aproveitados pela Stefanini também farão jus ao recebimento do prêmio. Caso a/o integrante decida se desligar da OEC ou tenha um novo programa identificado, até o final do Projeto, com a permanência de vínculo em qualquer empresa do grupo Novonor, não será elegível ao pagamento do Programa de Retenção.


    • Aqueles/as Integrantes da OEC que permanecerem no Grupo farão jus ao prêmio?

      Não. O prêmio por retenção é exclusivo para as/os Integrantes que permanecerem até o final do Projeto, atendendo aos requisitos mencionados acima, sendo desligados da OEC.


    • Aqueles/as Integrantes que porventura sejam indicadas/os para Stefanini, mas ao final recusem esta oferta de trabalho, sendo desligados da OEC ao final do projeto, farão jus ao prêmio por retenção?

      Sim, todas/os Integrantes que, mesmo após todos os esforços, não tenham um novo programa identificado dentro do Grupo Novonor, mas que permanecerem contribuindo com o Projeto, até o final do período de transição das suas atividades, terão o processamento dos seus desligamentos por inciativa da empresa, recebendo integralmente suas verbas e direitos rescisórios, além do pacote previsto no Programa de Retenção detalhado nas perguntas anteriores.