Idioma:

  • Energia sustentável: OR instala usina de energia solar no Destino Sauípe

    DATA: 26/09/2022

    Publicado por: OR

    Implementada pela OR, empresa do Grupo Novonor, a usina solar está localizada dentro no Destino Sauípe para atender escritórios, casas e stand de vendas.

    A Bahia é um dos estados líderes em geração de energia solar no Brasil, o território abarca 25% dos parques solares do país. Diante deste cenário e, devido ao grande potencial da energia solar no estado, a OR inaugurou a sua primeira usina solar, localizada dentro no Destino Sauípe, no Litoral Norte.

    Essa ação é resultado do compromisso empresarial assumido pela OR em contribuir com o desenvolvimento de cidades sustentáveis e promover ações que favoreçam a economia circular e de baixo carbono, buscando melhores soluções e inovações para as demandas de nossas partes interessadas em todo o ciclo do negócio.

    Com objetivo de atender escritórios, casas de aluguel de temporada e stands de venda alocados no Destino Sauípe – empreendimento construído pela incorporadora OR e que agrega três condomínios residenciais e de luxo -, a usina solar está localizada em uma área de 635m², com 234 módulos solares, totalizando uma potência nominal de 105,3 kWp.

    “A Bahia está localizada de maneira favorável para instalação da energia fotovoltaica em grande parte do seu território. Em busca de uma opção energeticamente sustentável, optamos por inaugurar nossa primeira usina solar no litoral norte, após um estudo das demandas energéticas e posterior dimensionamento da usina com base nas contas de energia”, destaca Andressa Sales, Supervisora de Incorporação.

    O projeto da usina solar alocada no Destino Sauípe foi desenvolvido pela 3P Energia com apoio do setor de engenharia à montante da OR Empreendimentos. A execução e instalação do sistema foi realizada pela Fóton Energia Solar. Junto a isso, a usina solar da OR conta com o auxílio da distribuidora Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) para alimentar os aparelhos eletrônicos dos imóveis.

    “A usina foi idealizada a partir de um estudo das demandas energéticas e posterior dimensionamento do sistema fotovoltaico com base nas contas de energia. O sistema utilizado para usina foi do tipo “on grid”, com uma ligação direta na rede elétrica por meio de inversores através do modelo tipo solo”, acrescenta Andressa Sales.

    A captação da energia solar para transformação em energia elétrica é feita através de painéis solares. São diversos os materiais utilizados para a produção das placas, porém, a grande maioria, são produzidas com baixo teor de ferro e outros metais para que o vidro seja pouco reflexivo, aumentando a quantidade de luz captada.

    De modo geral, o processo de captação acontece em ciclos, o primeiro através dos painéis formados com grande número de células fotovoltaicas ou células solares, capazes de absorver grandes faixas de luz solar. Essas células utilizam, normalmente, silício em seu estado cristalino para a geração de energia elétrica.

    Assim, os painéis solares produzem eletricidade e a enviam para um inversor solar que converte essa energia em corrente elétrica. Posteriormente, a energia é transmitida e distribuída para o uso em sua casa ou empreendimento. Com a combinação de materiais fotovoltaicos e vidros pouco refletores é possível gerar células solares cada vez mais eficientes.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OR

    Desde o fim da pandemia, a Reserva do Paiva vem se tornando uma alternativa de moradia cada vez mais...

    19 de Março de 2024
    +
    0
    OR

    A OR apresentou, ao mercado de São Paulo, o Baume Itaim, empreendimento residencial que marca o retorno da incorporadora...

    26 de Fevereiro de 2024
    +
    0
    OR

    OR quer dialogar sobre empreendimento na Praia do Buracão Projeto vai gerar mais de mil empregos nos próximos três...

    08 de Fevereiro de 2024
    +
    0
    OR

    Não é exagero dizer que a Vila Nova Conceição é um dos bairros mais atraentes para se morar em...

    07 de Fevereiro de 2024