Idioma:

  • Diversidade nas empresas: por mais pequenos (grandes) passos

    DATA: 19/04/2022

    Publicado por: Notícia Horiens

    Artigo de Fernanda Antonelli, líder da área de Pessoas, Comunicação e MKT na Horiens

    Tenho a impressão de que a crise sincronizada pela qual o mundo passou em decorrência da pandemia nos últimos dois anos acelerou não somente a transformação digital na vida das pessoas, mas também fez crescer o nível de consciência a respeito de nossas vulnerabilidades enquanto sociedade. 

    A igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas é uma dessas vulnerabilidades pelas quais temos que lutar, tanto que é um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU como grandes desafios globais para que possamos, de fato, construir um mundo melhor.

    A soma de ações positivas nessa direção – de governos, pessoas e empresas – é o caminho para transformar a realidade. Precisamos cada vez mais de iniciativas por parte de todos –urgentes em minha opinião. 

    Isso porque, se por um lado a pandemia provocou elevação do nível de consciência, por outro acabou trazendo retrocesso para as mulheres. Em apenas um ano, de 2019 para 2020, a participação feminina no mercado de trabalho caiu 14% e, segundo o IBGE, ao final de 2020 mais da metade das mulheres em idade produtiva estavam fora do mercado.

    Na Horiens, estamos buscando percorrer este caminho de promover pequenos avanços que, juntos, farão diferença. Um destes passos é o Programa de Estágio Horiens para Mulheres Negras, lançado neste mês de abril. A iniciativa foi pensada e construída em parceria com o grupo de Mulheres do nosso Comitê de Diversidade e Inclusão e com o olhar expert da EmpregueAfro, consultoria pioneira no trabalho focado em diversidade étnico-racial. 

    Além do Programa de Estágio, desde 2021 a Horiens é associada à Sou Segura – Associação das Mulheres do Mercado de Seguros, com o intuito de participar ativamente deste debate em nosso setor, assim como de oferecer mais oportunidades de conhecimento e engajamento ao nosso time de mulheres. 

    No mundo de hoje, sabemos que o papel das empresas vai muito além do que vender seus produtos e serviços. É imprescindível que elas se posicionem, promovam mudanças, deem novos passos, abram caminhos e ampliem continuamente o papel de agentes ativos na sociedade. 

    Como profissional de RH e mulher, sinto orgulho em fazer parte e colaborar para mudanças, reforçando a diversidade e a inclusão como um valor da nossa cultura.

    A propósito, convido todos a conhecerem nosso Programa de Estágio para Mulheres Negras. As vagas estão publicadas em nossas mídias sociais e no site da EmpregueAfro.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Cada vez mais estudos mostram a importância da saúde bucal para a qualidade de vida e como fator de...

    11 de Março de 2024
    +
    0

    A semana em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres foi comemorada de forma especial no setor de...

    11 de Março de 2024
    +
    0

    A data de 8 de março é celebrada mundialmente como o Dia Internacional das Mulheres, um marco de uma...

    07 de Março de 2024
    +
    0

    Horizonte de coisas boas | Dia Internacional das Mulheres – 8/3 As últimas décadas foram marcadas por importantes conquistas...

    07 de Março de 2024