Idioma:

  • Diabetes | Uma epidemia silenciosa que só cresce

    DATA: 14/11/2022

    Publicado por: Horiens

    No Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14/11, é hora de fazer um importante alerta: o diabetes é a doença crônica não-transmissível que mais cresce no mundo. De acordo com o último levantamento da Federação Internacional de Diabetes, 537 milhões de pessoas vivem com a doença em todo o planeta e, em 2045, estima-se que serão 783 milhões.

    São números que chamam a atenção, mas como prevenir? Quais são os sinais e sintomas? Quais são os riscos?

    Para começar, vamos entender o que é a doença
    O diabetes é caracterizado por uma elevação dos níveis de glicose no sangue, gerada pela falta de produção do hormônio insulina ou pela resistência das células do corpo ao efeito da insulina.

    A insulina é responsável por transportar glicose para dentro das células, onde é transformada em energia. A falta desse controle aumenta a glicose no sangue, podendo instalar um quadro de diabetes.

    Entre os tipos da doença, os mais conhecimentos são o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2. Menos prevalente, o tipo 1 é considerado uma doença autoimune e é detectado geralmente na infância. Já o tipo 2 é o mais comum e está ligado principalmente ao estilo de vida.

    Causas e fatores de risco
    O Diabetes está associado a fatores genéticos e de estilo de vida. Hábitos alimentares ruins, ricos em produtos alimentícios processados e ultraprocessados, e o sedentarismo são um prato cheio para o desenvolvimento da doença. Histórico familiar da doença, idade superior a 45 anos, síndrome de ovário policístico são outras causas associadas ao diabetes.

    Sinais e sintomas de uma doença silenciosa
    O crescimento acentuado de casos da doença no mundo é preocupante, especialmente porque metade das pessoas diabéticas não sabem que tem a doença. Isso acontece porque na grande maioria dos casos, o diabetes tipo 2 não ocasiona sintomas.

    No entanto, anos após a instalação da doença, os níveis de glicose no sangue passam a ficar muito elevados e alguns sinais costumam aparecer. São eles: perda de peso, fome e sede excessivas, vontade frequente de urinar e aumento do volume de urina.

    Se o diabetes não for controlado, podem ainda ocorrer formigamento nos pés e mãos, feridas que demoram a cicatrizar, visão embaçada e infecções frequentes na bexiga, pele e rins.

    Consequências de alto impacto para a saúde
    A longo prazo, a glicemia elevada pode trazer grandes impactos ao organismo. Entre os principais riscos estão as doenças cardiovasculares, como infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e entupimento de artérias, especialmente das pernas e pés, além da formação de aneurismas.

    Outras consequências são: retinopatia (danos à retina, tecido no fundo do globo ocular, que levam à cegueira), falência renal, neuropatia periférica (comprometimento dos nervos) e amputações em decorrência de feridas capazes de evoluir para gangrena, como o pé diabético.

    Como prevenir e tratar?
    O planejamento alimentar e a atividade física são importantes para ajudar a controlar o diabetes. Algumas pessoas são capazes de controlar o diabetes tipo 2 dessa forma, porém outras podem precisar de medicações específicas.

    A alimentação saudável, baseada em alimentos naturais ou minimamente processados e rica em nutrientes, é essencial. Estudos recentes apontam que uma dieta com redução de carboidratos é altamente benéfica para o tratamento de diabetes tipo 2, estratégia reconhecida pela Associação Americana de Diabetes.

    Os exercícios físicos são outro pilar de sustentação para a prevenção e tratamento da doença. A recomendação é ao menos 150 minutos de exercícios aeróbicos por semana, distribuídos em ao menos três dias, e complementados por treinos de força (musculação).

    Acompanhe sua saúde periodicamente, adote um estilo de vida saudável, previna-se do diabetes!

    Para saber mais, acesse o site da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Associação Americana de Diabetes

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

    Na sexta-feira, 22/3, o time de mulheres da Horiens se reuniu para o evento interno ‘Histórias na Mesa’, proposto...

    01 de Abril de 2024