Idioma:

  • Dia da Saúde Bucal | O melhor sorriso é o que reflete uma boa saúde

    DATA: 26/10/2022

    Publicado por: Horiens

    6 problemas de saúde que podem ser evitados com uma boa higiene bucal

     

    Você sabia que sua saúde tem muito a ver com seus hábitos de higiene bucal?

    A boca é uma das principais portas de entrada de bactérias em nosso organismo. Além disso, a limpeza inadequada pode ser perigosa, pois favorece a proliferação de micróbios que causam infecções, o que pode levar a várias doenças.

     

    O risco maior é quando esses microorganismos caem na corrente sanguínea e são transportados para outros órgãos. Há muitos estudos que relacionam algumas enfermidades às condições de higiene bucal. Por isso, não dá para negligenciar a rotina de cuidados orais.

     

    Conheça alguns problemas que podem ser evitados com uma boa higiene bucal

     

    1 – Endocardite Bacteriana

    Quando bactérias que vivem na boca alcançam o coração através da corrente sanguínea, causando infecção nas válvulas e artérias cardíacas ou nos tecidos que recobrem o órgão, ocorre a endocardite, que em alguns casos pode ser fatal. Pessoas que têm problemas cardíacos preexistentes devem redobrar os cuidados.

     

    2- Pneumonia

    Os pulmões também podem ser afetados por bactérias da boca que vão parar na corrente sanguínea. Neste caso, a infecção provoca quadro de pneumonia, já que o órgão não está preparado para repelir as bactérias que não fazem parte do seu habitat natural.

     

    3 – Parto Prematuro

    Mulheres grávidas estão mais sujeitas a terem enfermidades nas gengivas por conta do aumento dos níveis de hormônio. Além deste fator, as dificuldades de higiene bucal devido às náuseas e enjoos frequentes contribuem para o surgimento de doenças que podem levar a partos prematuros.

     

    4- Impotência

    As inflamações nas gengivas em que há grande proliferação de bactérias também são inimigas da ereção. O problema ocorre quando placas bacterianas se deslocam para veias do pênis provocando entupimento e, consequentemente, a disfunção sexual.

     

    5 – Câncer bucal

    Os cânceres de boca se iniciam com a divisão descontrolada de células, muitas vezes causadas por lesões decorrentes de próteses mal adaptadas. Contudo, a higiene precária e a formação de um ambiente favorável a infecções podem contribuir para a evolução do quadro. A visita periódica ao dentista não só ajuda a diagnosticar tumores bucais em estágio inicial, como aumenta consideravelmente as chances de cura.

     

    6- Agravamento da diabetes

    Nos estágios mais avançados da gengivite, em que há o comprometimento de ossos e dentes, pode ocorrer um descontrole do metabolismo, afetando os níveis de açúcar no sangue. Essa alteração pode dificultar o controle da diabetes como qualquer outra infecção.

     

    Ao adotar bons hábitos de higiene bucal, você não só evita esses e outros males como alcança um maior bem-estar e autoestima. Mas, para isso, é importante ter regularidade nos cuidados: escovar os dentes após as refeições e antes de dormir, utilizar materiais corretos para a higienização, manter uma alimentação saudável, escovar a língua e ir ao dentista a cada seis meses são algumas dicas para manter a saúde bucal em dia.

     

    Em 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal. Aproveite a oportunidade para refletir sobre seus hábitos e, se necessário, adotar práticas mais positivas para você e sua família.

     

    Você também pode contar com um plano odontológico para ter acesso a uma ampla variedade de tratamentos com profissionais especializados. Para conhecer e contratar, basta acionar o Responsável por Pessoas da sua empresa e preencher o termo de adesão. Você pode contatar também a equipe do Olá Pessoas da Horiens: olapessoas@horiens.com / Tel.: 11 3096-8080 ou 0800 740 1234.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Cada vez mais estudos mostram a importância da saúde bucal para a qualidade de vida e como fator de...

    11 de Março de 2024
    +
    0

    A semana em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres foi comemorada de forma especial no setor de...

    11 de Março de 2024
    +
    0

    A data de 8 de março é celebrada mundialmente como o Dia Internacional das Mulheres, um marco de uma...

    07 de Março de 2024
    +
    0

    Horizonte de coisas boas | Dia Internacional das Mulheres – 8/3 As últimas décadas foram marcadas por importantes conquistas...

    07 de Março de 2024