Com as obras da estação de metrô da Gávea avançando para a etapa de detonação de 60m de rocha,...
Detonação de rocha marca avanço no Canal do Sertão Alagoano
DATA: 30/12/2025
O trecho 5 do Canal do Sertão, a maior obra hídrica em andamento no estado de Alagoas, alcançou um marco decisivo no último dia 15 de dezembro com o primeiro desmonte de rocha para a construção de um túnel de 1,3 km. O trabalho, conduzido por um consórcio liderado pela Odebrecht Engenharia & Construção em parceria com a TPF Engenharia, representa a superação da principal barreira física para a continuidade do projeto e reforça o compromisso com o cronograma de expansão.
A detonação, acompanhada por autoridades estaduais e federais, simboliza um passo estratégico para garantir que a água chegue a mais comunidades do Sertão, promovendo desenvolvimento, segurança hídrica e qualidade de vida. Estiveram presentes o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Acioli; o secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Vieira; além de representantes do consórcio.
Segundo Giuseppe Vieira, os investimentos federais somam R$ 110 milhões desde a autorização do Trecho V pelo presidente Lula, em 2024. “As obras estão aceleradas, dentro do cronograma e com recursos garantidos para continuar avançando”, afirmou. Atualmente, já são 3 km de canal concluídos, com previsão de entrega de 4,5 km abastecidos até março. A frente de trabalho emprega mais de 500 trabalhadores diretos, 80% deles moradores do Sertão, e mobiliza cerca de 80 máquinas diariamente, movimentando a economia local.
Maior empreendimento hídrico de Alagoas
Integrante do Novo PAC, o Canal do Sertão Alagoano já soma 123,4 km concluídos, levando água a 10 municípios. Quando finalizado, terá 42 municípios beneficiados e mais de 1 milhão de pessoas atendidas, consolidando-se como um marco para o desenvolvimento hídrico e econômico do estado.
Para o secretário Gustavo Acioli, o projeto é um divisor de águas: “Quando o Canal do Sertão estiver concluído, ele marcará o fim da escassez de água no sertão alagoano. Esse avanço só é possível graças ao esforço conjunto dos governos e à competência técnica das empresas envolvidas”.
O Trecho V acrescentará 26,6 km à estrutura, beneficiando diretamente São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores, com impacto positivo na geração de empregos e aquecimento do comércio local.

Nenhum Comentário