O Conselho Deliberativo da Vexty aprovou, em dezembro de 2024, as Políticas de Investimentos dos planos administrados pela Entidade...
Desempenho dos Investimentos 2021
DATA: 24/01/2022
Desempenho dos Investimentos em 2021
Os Perfis de Investimentos com maior participação em ativos menos voláteis apresentaram melhores desempenhos no ano de 2021, conforme gráfico abaixo.
O Perfil Curto Prazo apresentou resultado bem positivo no período (alta de 5,0%), superior inclusive ao seu benchmark (no caso o CDI, de 4,4%), muito em função da ótima valorização da Classe Renda Fixa Curto Prazo, que em 2021 subiu 5,8% (equivalente a 132% do CDI no mesmo período).
Os Perfis com Datas-Alvo mais longas, foram fortemente impactados pelos desempenhos negativos da Classe de Ativos Renda Variável, que acumulou uma queda de 16,9% no ano, bem como da classe Inflação , com recuo de 2,3% no mesmo período.
As estratégias de investimento adotadas pela Vexty para as Classes de Ativos apresentaram resultados superiores aos seus indicadores de referência (benchmarks) no acumulado de 2021, com exceção da Classe Renda Variável. Assim, o desempenho de 7 das 8 classes geridas pela Vexty foi superior ao seu respectivo benchmark, conforme gráfico abaixo.
A performance da Classe Renda Variável refletiu o momento bastante turbulento observado no mercado financeiro local, especialmente no mercado de ações.
Apesar do surgimento da variante Ômicron, que tem trazido bastante incerteza em escala global, vimos os números associados à Pandemia da Covid-19 arrefecerem no ano passado, com a consequente retomada da atividade econômica mundial. Olhando para o Brasil, as projeções de mercado apontam para um crescimento de 4,50% para o PIB em 2021.
No entanto, preocupações com a notada pressão inflacionária (IPCA acumulou alta de 10,06% em 2021), tem levado o Banco Central a adotar uma política monetária mais restritiva, com a Taxa de Juros (Selic) podendo chegar próximo a 12% a.a. nos próximos meses (em janeiro de 2021 a Selic estava em 2% a.a., na mínima histórica, e fechou em 9,25% a.a. em 2021). Esse cenário não era, nem de perto, esperado pelo mercado no início de 2021, quando as expectativas apontavam para uma Selic de 3,25% a.a. e um IPCA de 3,34% para o ano passado.
Tanto é que esse aperto monetário tem corroborado com as expectativas de desaceleração no ritmo de crescimento econômico para 2022. No início de 2021, o mercado projetava um avanço de 3,41% no PIB brasileiro para 2022. Já no relatório Focus de 14/01/2022, a mediana das estimativas caiu para 0,29%, sendo que já há economistas que estimam retração da economia brasileira neste ano.
Não bastasse isso, temores com o panorama fiscal por aqui, especialmente para este ano quando teremos eleições presidenciais, trouxeram (e trazem) bastante preocupação aos agentes econômicos para um potencial descontrole das contas públicas.
Neste ambiente, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira (B3), caiu 11,9% em 2021, fechando abaixo dos 105 mil pontos. Interessante que esse índice acumulou queda em 7 dos 12 meses do ano passado.
Vale lembrar que a parcela do patrimônio alocada na Classe Renda Variável cresce gradualmente a partir do Perfil 2025, mas não compõe a carteira do Perfil Curto Prazo, que tem como objetivo preservar o patrimônio e ter baixa volatilidade.
Na matéria “O mercado financeiro em 2021 e as perspectivas para 2022” também publicada nesse mês, falamos um pouco mais sobre a performance em 2021 dos diferentes tipos de investimento, e trazemos a visão de como estão as expectativas para o mercado financeiro em 2022.
O modelo de Perfis de Investimento da Vexty
O modelo de Perfis de Investimento com Data-Alvo (Target Date Funds) adotado pela Vexty tem se mostrado resiliente e consistente com seu objetivo: preservar o patrimônio no Perfil Curto Prazo e permitir expectativa de maior rentabilidade no longo prazo nos Perfis com Data-Alvo, respeitando os limites de riscos de cada Classe de Ativo, porém podendo apresentar maiores oscilações (volatilidade).
Quando analisamos o gráfico abaixo, é possível observar o comportamento dos perfis desde janeiro de 2020, quando foram implementados do Perfil 2035 em diante e o desempenho de alguns indicadores de mercado, com destaque bastante negativo do Ibovespa no mesmo período.
Os dois Perfis mais conservadores (Curto Prazo e 2025), conseguiram superar o CDI no mesmo período.
Já ampliando um pouco mais o período, no gráfico abaixo trazemos os desempenhos dos perfis Curto Prazo, 2025 e 2030 desde maio de 2014, quando esses perfis foram criados.
O Perfil Curto Prazo apresentou performance em linha com o CDI acumulado no período. Os outros dois perfis apresentaram rentabilidade acima do CDI, respondendo bem às posições nas demais Classes de Ativos, especialmente Renda Variável e à nossa estratégia de gestão ativa em cada classe, com foco em superar seus respectivos indicadores de referência. Destaque para o Perfil 2030 superando bem o Ibovespa no período.
Caso queira se aprofundar um pouco mais sobre o nosso modelo de Perfis de Investimento e as principais características das Classes de Ativos estruturadas aqui na Vexty, recomendamos a leitura de uma série de matérias aprofundadas, disponíveis na editoria exclusiva “Pra você ser agente dos seus investimentos: de olho na campanha de perfis”, dessa Newsletter.
Aproveitamos para lembrá-los da Lâmina dos Perfis de Investimento, disponível no Website da Vexty. Esse instrumento permite avaliar o desempenho do seu Perfil de Investimento em diversos períodos.
Continuem acompanhando os resultados dos Perfis de Investimento e, caso tenham dúvidas, estamos à disposição por meio dos nossos canais de atendimento.
Indicadores:
– CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é a taxa de juros de referência para operações financeiras (principalmente de curto prazo).
– Barclays Gbl Agg é um indicador apurado pela Bloomberg, que mede o comportamento dos preços de títulos de dívida com grau de investimento em 24 moedas.
– IMA-B 5+ é um índice apurado pela Anbima, que reflete o desempenho dos Títulos Públicos atrelados ao IPCA com prazo de vencimento superior a 5 anos.
– IFMM-A é um índice apurado pelo banco BTG, que mede o comportamento dos Fundos de Investimentos de Multimercado no Brasil.
– IBOV (Ibovespa) é o índice que mede o desempenho das ações de empresas com grande volume de negociação na B3, a Bolsa de Valores oficial do Brasil.
– IMA-B é um índice apurado pela Anbima, que reflete o desempenho dos Títulos Públicos atrelados ao IPCA, independentemente do prazo de vencimento.
– IPCA é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo apurado pelo IBGE.
Estar sempre atualizado(a) sobre o desempenho dos seus investimentos. Vexty. Com certeza.
Nenhum Comentário