No Terminal Oceânico da Barra do Dande foram montados os BRAÇOS DE CARREGAMENTO MARÍTIMOS dos BERÇOS 1 e 2....
Consórcio Transbrasil abre as portas para visita técnica de alunos da UFRJ
DATA: 09/12/2021
No dia 2 de dezembro, o Consórcio Transbrasil recebeu a visita de alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Os alunos, do 6º e 7º período de Engenharia Civil, foram incentivados pelo professor da disciplina de Técnicas Construtivas a visitarem obras para entender como aplicar os conhecimentos adquiridos na prática. O primeiro contato que os estudantes tiveram com a obra foi uma apresentação detalhada sobre o escopo do Consórcio Transbrasil, seus desafios de engenharia, projetos e tudo que envolve sua execução. A apresentação foi realizada por Wagner Viana, engenheiro que hoje coordena os setores de engenharia e qualidade do consórcio. “É gratificante e enriquecedor para nós profissionais da área, ter esse contato com os estudantes, e poder repassar um pouco do nosso trabalho e da nossa trajetória profissional dentro da OEC”, comentou Wagner.
Logo após, os alunos conheceram os canteiros de obra da Transbrasil, acompanhados do coordenador de produção Leonardo Barbosa, que explicou e detalhou como todo trabalho é executado.
Para finalizar, foi realizada uma visita ao laboratório e a central de concreto, onde os futuros engenheiros puderam conhecer o ensaio e controle tecnológico.
Felipe Henriques, aluno do 7º período, lembrou dos desafios da pandemia e a importância de ver o que estuda na sala de aula sendo aplicado. “Depois de dois anos, assistindo apenas aulas no computador, poder ir à obra e ver todo o seu funcionamento foi uma grande oportunidade. Eu e meu colegas de classe tiramos diversas dúvidas em todas as etapas, o que ajudou a conectar toda a teoria estudada na universidade”, explicou.
Segundo Jairton Henrique, do 6º período de Engenharia Civil, essa “foi uma ótima experiência para entender a complexidade de uma grande obra. Cada trabalho leva a outro e isso mostra a tamanha responsabilidade que, como engenheiros, teremos no futuro”.
Nenhum Comentário