No último dia 9 de outubro, alunos da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), cursantes da disciplina Tecnologia...
Consórcio Enseada-Tenenge construirá na Bahia seis navios híbridos para uso da Petrobras
DATA: 09/10/2025
O Consórcio Enseada-Tenenge, formado pelo Estaleiro Enseada e pela empresa de engenharia e construção industrial Tenenge, assinou contrato com a Compagnie Maritime Monegasque (CMM) para a construção de seis navios híbridos multipropósito de grande porte (PSVs-OSRVs) com capacidade de 5.000 toneladas brutas. As embarcações serão operadas pela Petrobras em contratos de afretamento de longo prazo, com duração prevista de 12 anos.
Projetados para oferecer alta eficiência e versatilidade nas operações offshore, os navios contarão com tecnologia de ponta, incluindo design da Kongsberg Ship Design e sistema de propulsão híbrido com motores Wärtsilä. Essa combinação permitirá uma economia de até 30% no consumo de combustível em relação aos modelos convencionais. Além disso, os PSVs-OSRVs serão preparados para futura adaptação ao uso de etanol como combustível, o que poderá reduzir em até 70% as emissões de carbono.
A construção das embarcações será realizada no Estaleiro Enseada, localizado em Maragogipe, Bahia, e deverá gerar cerca de 1.000 empregos diretos e milhares de indiretos, impulsionando a economia local e fortalecendo a indústria naval brasileira. O projeto também representa um avanço significativo no desenvolvimento de competências técnicas e industriais na região.
A Tenenge, braço de atuação em projetos industriais da construtora Odebrecht, que acaba de completar 80 anos, possui ampla experiência em projetos complexos nos setores de óleo e gás, químico, petroquímico, de papel e celulose e energia, e será responsável por garantir a excelência técnica na execução do projeto.
O Enseada possui infraestrutura de classe mundial, com capacidade de processamento de aço de 100.000 toneladas por ano, oficinas automatizadas com 70.000 m² e equipamentos de movimentação de carga de última geração. A planta industrial foi originalmente dimensionada para atender às demandas do pré-sal brasileiro, especialmente na construção de plataformas FPSO.
O Grupo Novonor, ao qual pertencem Enseada e Tenenge, reforça seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, integrando décadas de expertise em engenharia com recursos locais para entregar projetos de alto padrão para os setores naval e industrial.
A CMM, grupo marítimo holandês-brasileiro com sede operacional no Rio de Janeiro, é especializada em operações offshore e transporte marítimo, e destaca-se pelo compromisso com soluções sustentáveis e tecnológicas no setor naval.
De acordo com Maurício Almeida, presidente do Conselho de Administração do Enseada e diretor da Tenenge, trata-se de um momento elementar para a indústria brasileira, uma vez que marca a retomada dos investimentos da Petrobras na Bahia, estado onde extraiu seu primeiro óleo em território nacional na década de 1950, e reforça sobremaneira a vocação do Estaleiro Enseada, que já vinha atuando em parceria com outros grandes clientes em atividades de construção naval, fabricação de estruturas metálicas e como terminal logístico de uso privado.
Nenhum Comentário