Idioma:

  • Conheça iniciativas de segurança da Enseada

    DATA: 01/02/2023

    Publicado por: Enseada

    Segurança no trânsito, responsabilidade de todos

    Segundo a Lei nº 9.503, de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

    As operações do Terminal de Uso Privativo e Estaleiro Enseada estão diretamente ligadas ao trânsito, visto que as cargas escoadas no empreendimento chegam ou saem por modal rodoviário, além de existir um deslocamento diário de funcionários com o uso de veículos automotores.

    Diante desta realidade e sabendo da importância de termos um trânsito seguro, não apenas nas imediações do TUP, mas ao longo de todo o trajeto percorrido pelos veículos, a Enseada realiza regularmente campanhas de conscientização junto aos motoristas que transitam pelo terminal. Conscientizar condutores sobre a importância da ação de cada um para evitar acidentes é um grande passo, sobretudo para garantir mais segurança no trânsito.

    No dia 25 de janeiro de 2023 foi iniciada a campanha de conscientização para um trânsito seguro. Na oportunidade foram abordados 43 motoristas de carretas de minério, contratadas pelos clientes da Enseada, e tratados de temas relativos ao respeito aos limites de velocidade das vias, necessidade de manutenção dos veículos, uso do cinto de segurança, distância segura para pedestre, ciclistas, motociclista e outros veículos, proibição quanto ao uso de álcool/drogas aliado à direção. Além disto, foram enfatizadas as regras quanto aos dias e horários permitidos para se trafegar no Terminal e suas imediações e solicitado aos motoristas que redobrem a atenção ao transitar pelas vias urbanas das comunidades do entorno, onde comumente há crianças brincando na beira da pista, animais soltos, entre outras situações que colocam as duas partes em risco.

    Em prol de um trânsito seguro, todos devem ter consciência quanto aos seus direitos e deveres. O somatório de esforços e ações individuais é o caminho a ser trilhado para que sejam reduzidos os riscos de acidentes e alcançado um trânsito seguro.

    ______________________________

    Esta ação integra o escopo de ações de responsabilidade social da Enseada e o Programa de Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.

     

    Projeto “Calçada Segura” é implantado em São Roque do Paraguaçu

    A Enseada, em cumprimento ao acordado coletivamente com a comissão de lideranças locais da comunidade, deu início a execução do “Projeto Calçada Segura”, com a implantação de calçada em um trecho de cerca de 2Km na região conhecida como “Pistão”, que irá beneficiar cerca de 400 famílias. Já foram concluídos os primeiros 150m de calçamento, melhorando as condições de mobilidade e provendo maior segurança e comodidade aos moradores locais.

    Para essa ação a Enseada disponibilizou a equipe de engenharia responsável pela elaboração do projeto “Calçada Segura” e vem concedendo materiais de construção, equipamentos e EPIs para execução da obra. Além disso, articulou o apoio de empresas parceiras como a Copa Engenharia, transportadoras Rodogranel e Tranpes para o acompanhamento das ações e contratação de mão obra intermediada pelo STIM Maragojipe e Associação de Trabalhadores. Vale ressaltar a participação efetiva de lideranças dos locais que além de acompanharem o andamento da obra, disponibilizam suas casas como pontos de apoio para armazenamento de material e suporte para equipe de trabalhadores.

    Para Antônio Bonfim presidente da Associação de Amigos de São Roque e representante da Comissão de Lideranças do Pistão:

    “Em primeiro lugar vai gerar um certo conforto para quem precisa se locomover na rua até seu determinado ponto, do início ao fim do Pistão. Nós enquanto comunidade fomos atrás do Estaleiro que através da nossa parceria concordou em fazer dentro de suas possibilidades. De início podemos dizer que já é uma coisa super positiva porque a gente percebe as pessoas caminhando na calçada e está dando um ar de organização ao bairro da Subestação, e isso é super positivo. Eu, como membro da comissão, só tenho a dizer que foi uma coisa que veio mesmo para beneficiar a comunidade da Subestação e assim como o todo, os transeuntes vão passar e vê que São Roque está tendo uma nova cara.”

    As calçadas servem de suporte para os deslocamentos diários e têm impacto direto no coletivo, com influência na qualidade de vida, na segurança, na cultura, nos negócios e na identidade dos lugares. Deste modo o projeto “Calçada Segura” contribui também para resgatar a cidadania, a convivência coletiva e o bem estra dos moradores de São Roque do Paraguaçu.

    Antes, os pedestres caminhavam em áreas com terreno irregular e muita vegetação e, quando chovia, a lama e as poças de água se tornavam um grande problema para que fosse possível chegar a algum local sem se sujar.

    ___________________________________

    Esta ação integra o escopo de ações de responsabilidade social da Enseada e os Programas de Educação Ambiental – PEA e Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Durante o mês de março, a Enseada reafirmou seu compromisso social ao realizar doações de lâmpadas e refletores, promovendo...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Desde 2012, a Enseada tem realizado o monitoramento de peixes, componente do Programa de Monitoramento da Biota Aquática. Trata-se...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    A água é um recurso fundamental para a vida e o bem-estar humano, elemento essencial para a sobrevivência de...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    No início de janeiro/2024, a Enseada concluiu com sucesso a primeira operação de movimentação de Grãos em seu no...

    06 de Fevereiro de 2024