Idioma:

  • Novo modelo de Governança para o Grupo Odebrecht

    DATA: 11/12/2017

    Caro(a) companheiro(a),

     

    Em nome do Conselho de Administração, e em sintonia com o diretor presidente da Odebrecht S.A., venho comunicar a você, em primeira mão, decisões relevantes tomadas pelo acionista controlador da Odebrecht S.A.

     

    As decisões confirmam e reforçam o novo modelo de empresa em que a Odebrecht já se transformou.

     

    Também transmitem a orientação do acionista para a atuação dos nossos líderes, no rumo da sobrevivência, crescimento e perpetuidade.

     

    A Kieppe, empresa pertencente à família Odebrecht e controladora da Odebrecht S.A., decidiu desde 11/09/2017 que o cargo de diretor presidente da Odebrecht S.A. será exercido por profissional não membro da família Odebrecht, escolhido pelo presidente do Conselho de Administração dentre os diretores eleitos pelo mesmo conselho.

     

    A Kieppe, a partir de agora, se fará representar na Odebrecht S.A. através do presidente do Conselho de Administração.

     

    Esta decisão representa a vontade do acionista controlador de promover a separação entre a família Odebrecht e a liderança executiva da Odebrecht S.A., holding do Grupo, e deixa claro que a assembleia geral é o foro onde o acionista controlador pode atuar, interagir e deliberar.

     

    A significativa transformação empreendida no nosso Grupo empresarial está consolidada na nova Política sobre Governança Corporativa da Odebrecht S.A. Definida após um ano e meio de pesquisas e discussões, dá orientações com base nas mais avançadas referências sobre governança empresarial, como, por exemplo, quanto à composição do Conselho de Administração.

     

    A escolha dos conselheiros, diz a nova Política, “deverá prezar pela diversidade de conhecimentos, de experiências e de aspectos culturais, nacionalidade, faixa etária e gênero”. E cada conselheiro “terá atuação pautada na independência, transparência e objetividade”, decidindo sempre o que seja melhor para o Grupo e, assim, atendendo aos interesses dos acionistas.

     

    O acionista controlador também estabeleceu que a Odebrecht S.A. deve atuar para que os Negócios de seu portfólio atraiam sócios, e as suas ações venham a ser negociadas em bolsa de valores.

     

    O caminho está definido. A Política sobre Governança fixa para a Odebrecht S.A. papel estratégico, como investidora e orientadora, com a responsabilidade pela manutenção da nossa identidade cultural, sem ingerência direta na gestão das Empresas líderes de Negócios. A participação da Odebrecht nas Empresas se dá via Conselho de Administração em cada uma delas.

     

    Assim, as Empresas adotam governança própria de igual rigor e qualidade. Os líderes de Negócio, agora, são a última instância executiva de cada empresa. Os seus Conselhos de Administração representam a última instância deliberativa.

     

    O desafio dos líderes é tornarem-se exemplo e inspiração para engajar, mobilizar e promover o desenvolvimento de suas equipes. Com o esforço de todos, e alinhados com os princípios e valores da TEO, as empresas se desenvolverão, crescerão e serão autossuficientes.

     

    Todo este processo de evolução, acompanhado do compromisso já assumido publicamente de sermos éticos, íntegros e transparentes nas nossas ações, atitudes e comportamento, representa a Odebrecht que já é real no presente e que desejamos que se perpetue no futuro.

     

    Tenho certeza de que esta é a Odebrecht que você também deseja.

     

    Que 2018 seja o caminho para consolidar o nosso Grupo e para voltarmos ao crescimento.

    Este é o nosso compromisso.

     

    Abraços,

    Boas Festas!

     

    Emílio Odebrecht

    Presidente

    Conselho de Administração da Odebrecht S.A.

    Nenhum Comentário