Idioma:

  • Como está a saúde de sua boca?

    DATA: 29/03/2023

    Publicado por: Horiens

    Em março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, uma ótima oportunidade para aprender mais sobre este tema que afeta a nossa saúde como um todo. Acompanhe a seguir as principais informações para manter a saúde bucal em dia!

    Você sabia que ir ao dentista apenas quando está com dor ou problemas evidentes, significa autossabotar a sua própria saúde? Afinal, se a saúde começa pela boca, a saúde de sua boca começa com higienização adequada e visitas periódicas ao dentista.

    Esse foi um dos alertas feitos pelo cirurgião-dentista Larrosier Ortiz, consultor de saúde bucal da OdontoPrev, na live realizada pela Horiens em parceria com as empresas do Grupo Novonor para promoção da saúde bucal.

    “É importante lembrarmos que a evolução de doenças bucais leva à perda de dentes, situação que afeta negativamente a qualidade de vida, trazendo desde impactos funcionais relacionados à mastigação e à fala, por exemplo, até à perda de autoestima e problemas psicológicos associados”, explica Larrosier. “Isso sem falar na relação da saúde bucal com outros problemas de saúde, como cardiopatias, diabetes e até aborto”, completa.


    Confira 5 passos essenciais para manter sua saúde bucal em dia:

    1) Raspe a língua ao acordar
    Durante à noite, a língua sofre um acúmulo de resíduos e células mortas, a chamada saburra bucal.

    Use um raspador apropriado, utensílio vendido em farmácias, e faça o movimento de varredura, do fundo da língua para frente, tomando cuidado para não machucar. Essa prática evita a proliferação de bactérias e reduz em 90% o desenvolvimento de halitose.


    2) Escove os dentes e passe o fio dental após as refeições

    “Se estiver escovando os dentes em 30 segundos, está fazendo errado”, alerta Larrosier. A escovação adequada, precedida do uso do fio dental, é fundamental.

    O fio deve adentrar no sulco gengival, onde fica retida a placa bacteriana, principal causadora dos problemas gengivais.

    A escova deve ter cerdas macias, e o tempo que se leva ao escovar os dentes deve ser de cerca de 2 minutos, ou seja, 30 segundos para cada metade da boca.
    3) Use creme dental com flúor

    Os dentes perdem seus minerais devido à acidez, causada por bactérias que se proliferam quando a cavidade bucal não é bem higienizada. O flúor atua para reverter o cenário, dando suporte ao processo de remineralização dos dentes.

    Para adultos, a recomendação é escolher um creme dental com 1.450 ppm.  A quantidade de pasta deve ser equivalente a um grão de ervilha.

    Para as crianças, cremes dentais com concentração de flúor acima de 800 a 1000 ppm são suficientes. A quantidade de pasta deve ser como um grão de arroz. Já para bebês menores de dois anos, menos do que um grão de arroz. “Para aqueles que ainda não conseguem enxaguar a boca após o uso da pasta, recomenda-se que a boca seja higienizada com uma gaze umedecida com água”, aconselha Larrosier.


    4) Atenção a sangramentos na gengiva
    Se você notar sangue durante o uso do fio ou escovação, saiba que sua gengiva está doente. Três dias sem escovar os dentes de forma adequada já são suficientes para causar sangramento.

    Retomar imediatamente os cuidados básicos pode sanar o problema, no entanto se isso não acontecer, procure um dentista para uma limpeza e raspagem.

    “Sangramento gengival tem relação com baixo rendimento esportivo, nascimento de crianças com baixo peso e diabetes, entre outros problemas de saúde. Se não tratada, a doença gengival pode ainda evoluir para periodontite, trazendo muita dor e sensibilidade”, detalha Larrosier.


    5) Vá ao dentista duas vezes ao ano como rotina de prevenção
    É imprescindível visitar o dentista duas vezes ao ano, de forma preventiva. Somente um olhar técnico pode identificar problemas em fase inicial, ampliando as chances de preservar os dentes.

    “A cárie é resultado de um processo químico. No início, é possível tratar”, explica Larrosier. Se você adiar a ida ao dentista, no entanto, o problema vai evoluir, matando o nervo do dente e gerando a necessidade de um tratamento de canal para remover esse conteúdo morto e contaminado.

    “Pense bem se é bom ter um foco de infecção num dente que tem vasos sanguíneos que se conectam com outras áreas do seu corpo? Isso pode estar associado, por exemplo, a casos de aborto, portanto um pré-natal odontológico é essencial para gestantes. Outra situação que pode ocorrer são as bactérias migrarem para o coração, ampliando o risco de desenvolvimento de endocardite bacteriana, uma infecção no coração”, detalha.

     

    Perdeu a live com o cirurgião-dentista Larrosier Ortiz ou quer revê-la? Clique aqui para assistir!

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024