A promoção da Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) tem ganhado cada vez mais força no universo corporativo, e se...
Casa Familiar apoiada pela Fundação Odebrecht é reconhecida com Prêmio ODS Brasil
DATA: 28/12/2018
Em dezembro de 2018, a Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) foi reconhecida com o Prêmio Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Brasil. Selecionada entre mais de mil inscritos, a Cfaf – escola de Ensino Médio integrado ao técnico apoiada pela Fundação Odebrecht por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS) – recebeu o 2º lugar na categoria “Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão” em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
“É a confirmação de todo um trabalho que fazemos na Cfaf, nas comunidades do Baixo Sul da Bahia e na educação dos jovens. Tornar nossas ações conhecidas em âmbito nacional é a melhor gratificação que poderíamos receber e, hoje, já somos uma referência em boas práticas que contribuem de forma efetiva para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em todo o País”, afirmou Rita Cardoso, diretora da Casa Familiar que coordenou a inscrição do case: “Educação emancipadora e ações multiplicadoras nas comunidades rurais do Baixo Sul”. “Conquistas como essas tornam visível a realização das ações multiplicadoras e o que elas representam dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Com a orientação dos educadores, os estudantes abordam com suas famílias e demais agricultores temas relacionados com esses objetivos”, acrescentou Rita.
Com o resultado, a Cfaf passa a fazer parte de um banco de práticas que servirá de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Lázaro Rodrigues, assessor pedagógico, reforça que o Prêmio ODS Brasil representa uma conquista significativa que vai além dos muros da Casa Familiar. “É um prazer para nós e um sentimento de dever cumprido. A premiação é da comunidade e de todas as pessoas que contribuem para que esse sonho permaneça vivo, que é trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável, da formação humana e, acima de tudo, de contribuir para a transformação social do nosso país”.
O evento de premiação contou com a presença de ministros, representantes da ONU e membros da sociedade civil.
“Estamos valorizando a contribuição de pessoas e de entidades que se dedicam ao cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável no Brasil. Homens e mulheres que trabalham para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou Eliseu Padilha, ministro chefe da Casa Civil, em discurso lido em nome de Michel Temer, Presidente da República.
Cfaf em destaque
Além do Prêmio ODS Brasil, a Casa Familiar também foi destaque em duas categorias do II Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar 2018, realizado em novembro em Salvador (BA), pela Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado da Bahia.
No Simpósio, a Cfaf apresentou dois trabalhos acadêmicos na categoria de debates Eixo I: “Difusão da apicultura através da formação técnica de jovens educandos da Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia visando inclusão socioprodutiva e geração de renda familiar”, que ficou em 1º lugar, e “Biodiversidade nociva e funcional associada à Laranja Bahia em sistema agroflorestal no território do Baixo Sul da Bahia”, que foi premiado em 3º.
A Cfaf também recebeu, em dezembro, o prêmio “Tecnologia Social” pela Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado da Bahia. Na categoria “Extensão e Assistência Técnica”, a escola obteve o 1º lugar com a tecnologia “Quintais Agroecológicos: Inclusão Socioprodutiva de Jovens das Comunidades Rurais do Baixo Sul da Bahia” certificado e premiado como tecnologia social.
Para Natalino dos Santos, 21, ex-aluno e hoje estagiário da Cfaf na área de apicultura, premiações como as recentemente recebidas são motivo de orgulho. “Vemos que a escola se torna conhecida e os prêmios abrem portas para projetos novos. Cada um de nós, jovens formados e em formação, contribuímos um pouco para essa conquista. É muito importante que outras pessoas vejam o trabalho que a Cfaf faz para formar adolescentes e possibilitar que eles vivam no campo”.
Nenhum Comentário