A promoção da Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) tem ganhado cada vez mais força no universo corporativo, e se...
Casa Familiar Rural parceira da FNO tem atuação destacada em reportagem no Globo Rural
DATA: 11/07/2024
O trabalho realizado pela Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), instituição parceira da Fundação Norberto Odebrecht (FNO) na execução do PDCIS, seu programa social, teve destaque em matéria exclusiva exibida no Globo Rural do último domingo (7), programa televisivo da Rede Globo. Apresentando a assistência técnica na formação de novos produtores de cacau e outras práticas que fazem parte do PDCIS, a reportagem valorizou a atuação da escola para a permanência do jovem no campo e sucessão familiar produtiva na zona rural.
Maiara Dresselin, agrônoma e diretora da CFR-I, acredita que a instituição ativa no jovem a compreensão de que o campo pode ser um ótimo lugar para se manter. “A gente demonstra que dá para garantir a subsistência, aumentar a produtividade da propriedade, melhorar a qualidade de vida, alternativas melhores do que sofrer nas periferias das grandes cidades”, afirma.
Com uma metodologia educacional voltada para a realidade rural dos estudantes, a CFR-I proporciona aprendizagens teóricas e práticas, que perpassam desde o manejo, beneficiamento, até a comercialização e gestão da propriedade. Entre as culturas que trabalham, o cacau se tornou o principal interesse e foco de dedicação dos alunos, que durante os três anos de ensino médio aprendem todas as etapas da fabricação do chocolate, e ainda conseguem beneficiar parte da produção na escola.
Na reportagem, também é destacada a transmissão de conhecimento dos jovens para suas famílias e comunidades. Antonio Menezes, agricultor e pai de Luan e Arthur, estudantes do terceiro ano, afirma que tem aprendido muito com os filhos desde a entrada deles na instituição. “Coisas na agricultura que eu achava que eram realidade, eles me mostraram que era totalmente outra. Isso só fez agregar e estamos evoluindo bem”, diz. Esses novos aprendizados refletiram no crescimento econômico da família: com as mudanças, conseguiram reduzir em 30% os custos de produção das lavouras, e a renda média aumentou de R$ 1.800 para R$ 8.000 por mês.
O PDCIS
Criado em 2003 e coordenado pela Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS promove o desenvolvimento territorial sustentável em regiões de vulnerabilidades sociais. O programa é composto por uma série de soluções socioambientais de impactos comprovados que fortalecem a agricultura familiar em harmonia com o meio ambiente. Assim, busca impulsionar o desenvolvimento econômico, evitar o êxodo rural e promover o empreendedorismo e a inclusão social.
Confira na matéria como a educação de qualidade na Casa Familiar Rural de Igrapiúna, parceira na execução do PDCIS, tem influenciado para que os jovens, cada vez mais, escolham permanecer no campo, tornando a sucessão familiar na agricultura um processo natural. Assista aqui!
Nenhum Comentário