Agricultores familiares sendo valorizados e recebendo pagamentos justos pelos produtos agroecológicos que cultivam e por práticas que contribuem para...
Casa Familiar Agroflorestal comemora 15 anos com celebração virtual
DATA: 23/06/2020

Celebração dos 15 anos da Cfaf foi realizada pela plataforma Zoom
Instituição, que oferece ensino contextualizado à zona rural, é parceira da Fundação Odebrecht na realização do seu Programa Social
Mesmo em meio à pandemia provocada pela Covid-19, a Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) conseguiu adaptar-se para celebrar seus 15 anos de história e discutir a temática da Educação em tempos de pandemia. Na manhã do dia 22 de junho, estiveram no encontro membros da comunidade, alunos, educadores e equipe pedagógica da Cfaf, Fabio Wanderley e Cristiane Nascimento, da Fundação Odebrecht, Joana Almeida, do Programa de Escolas Associadas da Unesco, o Secretário de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o Prefeito de Nilo Peçanha, Carlos Azevedo, além de representantes da Coordenação de Educação do Campo (CEC) do Estado, das Secretarias de Educação dos Municípios de Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna e Taperoá, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nilo Peçanha.
Durante a cerimônia, presidida por Rita Cardoso, diretora da Cfaf, o Secretário Jerônimo Rodrigues destacou os desafios da educação diante do cenário atual e a relevância do trabalho da instituição. “Seguimos juntos e não vamos colocar em risco a saúde das nossas famílias. Estamos nos preparando para voltar às aulas físicas com ainda mais força quando for o momento certo, com o suporte necessário, pois a Casa Familiar existe para trazer cidadania e qualificar a educação municipal e do território. Fico muito feliz, apesar do momento tão difícil que estamos passando, em poder compartilhar esse aniversário com todos aqui presentes, pois vejo a competência em formar de maneira tão brilhante os nossos estudantes”, disse.
Representando a Cfaf, a Presidente Maria Castro agradeceu a participação de todos, incluindo parceiros e investidores sociais, para uma formação que transforma vidas. “Nossa escola tem um dos melhores ensinos do mundo, tornando-a tão especial. Obrigada a todos que fazem parte e contribuem para que isso seja possível”. Em nome dos pais e alunos, a ex-Presidente da instituição, Rosenilda Apóstolo, também comentou: “A Cfaf faz aniversário e nós é que ganhamos o presente. As Casas Familiares vieram para transformar não só a vida dos nossos filhos, mas a das famílias e de todos nós agricultores familiares”, ressaltou.
Ensino integrador
Reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e credenciada ao Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia, a Cfaf oferece o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Florestas Integrado ao Ensino Médio para jovens de 14 a 18 anos de idade incompletos, filhos(as) de agricultores familiares. Essa formação se dá com a metodologia da Pedagogia da Alternância, em que os alunos alternam uma semana na escola com duas semanas em suas propriedades, onde recebem a visita de monitores e aplicam os conhecimentos adquiridos na Casa. Inserida em um ambiente onde há predominância de comunidades quilombolas, a instituição incorpora à grade curricular essa origem cultural, abordada por meio de ações que aproximam os jovens das tradições locais, resgatando sua identidade.

Verônica e Jamily Conceição, alunas da Cfaf
Essas ações estão ainda ancoradas nas frentes de atuação do PDCIS, Programa Social da Fundação Odebrecht e do qual é uma das executoras na promoção do desenvolvimento territorial sustentável em alinhamento com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para Fabio Wanderley, Superintendente da Fundação, a atuação em conjunto com a Cfaf é essencial para que o Programa atinja seu objetivo. “Com o PDCIS, buscamos transformar social, econômica e ambientalmente as condições de vida das pessoas. E sabemos que o jovem, preparado para a vida, é o elo fundamental para fomentar essa mudança”, disse.
Para as irmãs Verônica e Jamily Conceição, com 14 e 17 anos e estudantes da Cfaf, essa mudança já está curso: a escola trouxe uma nova visão de empreendedorismo no campo e responsabilidade social para sua família. “Temos mais compromisso com nossas atividades e isso é algo que aprendemos com os educadores. Agora, sabemos os caminhos para conquistar um futuro melhor,” disse Jamily.
Reconhecimentos
• Em 2015, passou a ser membro do Programa de Escolas Associadas da UNESCO.
• Em 2018, foi reconhecida com o Prêmio Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Brasil. Selecionada entre mais de mil inscritos, a Cfaf foi premiada com o 2º lugar na categoria “Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão”.
• Em 2019, tornou-se associada do Programa Eco-Escolas, iniciativa da Foundation for Environmental Education em parceira com UNESCO e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
• No mesmo ano, teve sua tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil (FBB), sendo um reconhecimento pelo trabalho de “Inclusão Socioprodutiva de Jovens Agricultores Familiares” realizado.
Nenhum Comentário