Na série especial de notícias em celebração aos 80 anos do Grupo Novonor, destacamos o desempenho na construção de...
BRT Transbrasil é inaugurado no Rio de Janeiro
DATA: 27/02/2024
Com extensão de 27 km e capacidade para transportar até 250 mil passageiros por dia, BRT Transbrasil é uma das maiores linhas de ônibus urbanos do país
As obras do corredor expresso de ônibus BRT Transbrasil foram entregues no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (23/02). O projeto tem aproximadamente 27 quilômetros de extensão, culminando no Terminal Intermodal Gentileza, em frente à Rodoviária Novo Rio, e contempla 21 pontes e viadutos, 18 estações, 21 passarelas e quatro terminais, possibilitando a conexão com os trens urbanos da Supervia e os corredores de BRT Transolímpica e Transcarioca, que já operam na cidade. O empreendimento foi construído pelo Consórcio Transbrasil S/A, composto pelas construtoras OEC – Engenharia & Construção, Alya e Coesa.
A implantação ocorrerá de forma gradual até atingir a capacidade máxima, prevista para o mês de julho. Neste primeiro momento duas linhas circularão pelo corredor, sendo uma delas para conexão expressa até o aeroporto internacional do Galeão. O BRT será integrado a diversos modais, como VLT e ônibus convencionais. Isso deve contribuir para diminuir a circulação de ônibus na Avenida Brasil e no Centro da cidade. A promessa é que as viagens dos passageiros fiquem mais rápidas, já que será separada do tráfego regular, proporcionando um serviço mais rápido e confortável para os passageiros. A previsão é de transportar cerca de 250 mil pessoas diariamente, diminuindo o tempo de deslocamento de quem utiliza a via em 50%.
Números
Situado na principal via de ligação entre o Centro, as Zonas Norte e Oeste da capital fluminense, o corredor exclusivo do BRT Transbrasil gerou mais de 5 mil postos de trabalho no pico das obras, entre empregos diretos e indiretos.
O volume de concreto utilizado na obra atingiu a marca de 211.922 metros cúbicos, quase sete vezes a quantidade de concreto utilizada no Maracanã. Além disso, foram utilizadas mais de 12 mil toneladas de aço CA-50 nas pontes, viadutos e terminais, 315 mil toneladas de asfalto que requalificaram a pista expressa, 8.390 toneladas de estruturas metálicas nas estações e passarelas ao longo do corredor exclusivo e quase 40 mil metros de fundações profundas, correspondente a cerca de 1.970 estacas.
Nenhum Comentário