Idioma:

  • Braskem reutiliza tambores de aço na embalagem do produto PIB

    DATA: 27/04/2023

    Publicado por: Braskem

    A iniciativa da companhia visa promover a economia circular através da logística reversa dos tambores de aço utilizados no transporte de PIB (Poliisobuteno), que antes eram descartados.

    Sempre em busca de iniciativas que fortaleçam a sustentabilidade do seu negócio, a Braskem investiu em um projeto de reutilização e logística reversa dos tambores de aço usados como embalagem do produto PIB (Poliisobuteno). A iniciativa conta com parceria da Molygrafit, empresa de lubrificantes com vinte anos no mercado, que apostou no projeto que evita o descarte incorreto e reintroduz os tambores no processo logístico do produto.

    Após um processo de avaliação do ciclo do produto, a Braskem detectou a dificuldade de seus clientes em descartar corretamente os tambores de aço, que são grandes e pesados. “Com a iniciativa, os recipientes agora são recolhidos, limpos e têm o acabamento interno e externo refeito, tornando o tambor novo e pronto para ser usado novamente pela Braskem como embalagem de PIB”, conta Eduardo Perez, Diretor da área de Especialidades & Renováveis na Braskem.

    Em parceria, Braskem e Molygrafit realizaram uma série de testes ao longo de 1 ano para garantir a integridade, qualidade e segurança do tambor destinado para reutilização no transporte de PIB. Já estão circulando 200 tambores reutilizados, e o objetivo é expandir o projeto para outros clientes da Braskem.

    PIB Braskem

    Versátil e atóxico, o PIB Braskem (Poliisobuteno) é utilizado na fabricação de diversos produtos, como lubrificantes, embalagens, adesivos e cosméticos, seja para dar mais brilho, ajustar a viscosidade, promover adesividade ou atuar como agente dispersante. Como aditivo, ele proporciona melhor aderência e modifica a viscosidade dos demais produtos.

    Já como óleo base, em função de sua alta pureza, é aplicado em compressores e equipamentos de alta performance, como em usinas e indústrias químicas. Na agropecuária, ele pode ser aplicado no wrap, solução em plástico usada para silagem, método utilizado para a conservação de alimento para o gado. Com ele, o filme de plástico ganha mais resistência à tensão, alongamento e alta adesividade. Além disso, aumenta a barreira de oxigênio, conservando o alimento por mais tempo.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    O Relatório Integrado de 2023 já está disponível. Nele você pode conferir nossos resultados, iniciativas e avanços do último...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas. Desde 2019, esse continua sendo o maior compromisso da Braskem...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

      A Braskem e a Veolia se uniram para desenvolver um projeto que utiliza biomassa como fonte de energia renovável na...

    23 de Novembro de 2023
    +
    0

    Segundo a Braskem, a iniciativa ajuda no avanço das suas operações de baixa emissão de carbono para alcançar metas...

    09 de Novembro de 2023