Idioma:

  • Braskem reforça compromisso com eliminação de resíduos no Dia Internacional da Reciclagem

    DATA: 25/05/2023

    Publicado por: Braskem

    Ações de coleta e descarte adequado nas comunidades da zona leste de São Paulo e ABC arrecadaram mais de 27 toneladas de resíduos em 2022, além de gerarem renda e conscientização ambiental

    Comprometida com o fortalecimento da economia circular e incentivo à reciclagem, a Braskem desenvolve uma série de iniciativas para conscientizar e engajar a população, principalmente nas regiões do entorno de suas unidades industriais. Neste dia 17 de maio, em que é celebrado o Dia Internacional da Reciclagem, a companhia reforça o compromisso para atingir suas metas de eliminação de resíduos plásticos destacando ações que contam com o apoio da sociedade para a construção de um futuro mais sustentável.

    Em 2023, a empresa tem expectativa de realizar diversos projetos com foco na reciclagem

    Para 2023, a empresa tem a expectativa de realizar diversos projetos com foco em reciclagem. Um exemplo disso é o projeto Ateliê Criativo que teve a primeira aula inaugural realizada no dia 15 de maio, no Parque São Rafael, zona leste de São Paulo. O curso livre e gratuito conta com a parceria da empresa Quest/Zeppelin e ensinará 60 jovens a gerar renda por meio da reciclagem do plástico. Os participantes terão acesso a um laboratório com mobiliário completo em sala totalmente adaptada e equipada com ferramentas elétricas e manuais, computadores, além de máquinas para reciclagem do plástico como trituradora, injetora, impressora 3D, máquina de compressão e fresadora para que possam fazer a transformação dos insumos em utensílios ou obras de arte.

    Outros destaques são para duas ações realizadas em 2022, que foram responsáveis pela coleta 27,6 toneladas de resíduos sólidos. São elas: o Plastitroque e o Braskem recicla. O primeiro projeto trata-se de uma iniciativa que busca gerar conscientização sobre a importância do descarte correto de materiais plásticos incentivando cidadãos a trocarem seus resíduos por kits e brindes. Esta ação arrecadou, no ano passado, 2,1 toneladas e, em troca, a comunidade recebeu 340 kits compostos por materiais escolares e/ou itens de alimentação, higiene pessoal e brindes.

    Já o Braskem recicla é um projeto que convida a população a levar seus resíduos recicláveis para estações de reciclagem e educação ambiental instaladas em locais públicos. Realizado em parceria com startup SOLOS e Prefeituras locais, a ação contou com três edições (duas em Santo André e uma em Mauá), engajou cerca de 330 mil pessoas e gerou R$ 54 mil para os catadores envolvidos, sendo 95% mulheres, contribuindo também para o desenvolvimento econômico local. Por meio dessa ação, a Braskem coletou 25,5 toneladas de itens pós-consumo higienizados (como plástico, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, metais e vidro).

    “A Braskem tem um forte compromisso com a eliminação de resíduos plásticos e enxerga o modelo da economia circular como um caminho para o desenvolvimento sustentável. Por isso, além de investirmos em tecnologias que mitiguem os impactos ambientais dentro da cadeia, também desenvolvemos iniciativas convidando e engajando a população a nos ajudar nesse processo, ressaltando a importância da reciclagem”, declara Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucional da Braskem no Sudeste.

    Outra ação que a Braskem realiza junto com as comunidades é o projeto *Ser+*, que tem o objetivo de promover inclusão social e desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores das unidades de triagem de resíduos por meio do fomento ao desenvolvimento da cadeia de reciclagem nacional. Mais de 430 cooperativados no ABC Paulista já foram impactados com ações como apoio à gestão, doação de equipamentos e infraestrutura.  Além de São Paulo, a ação acontece no Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul.

    Em conscientização ambiental, a Braskem reforça o seu papel por meio do Programa Braskem de Educação Ambiental desenvolvido em parceria com o SESI com uma metodologia que compreende atividades interativas e vivências, workshops, dinâmicas, palestras (exposição dialogada) e passeios educativos. A proposta contempla temas importantes relacionados ao consumo consciente e à economia circular e que precisam ser contextualizados para crianças e adolescentes. Cerca de 720 estudantes já foram impactados com o projeto em 2022 e, no ABC, 11 escolas participaram das edições, que ocorrem desde 2015. Em 2023 mais duas escolas estão passando a fazer parte do Programa.

    “Neste Dia Internacional da Reciclagem, celebramos nossos esforços e resultados e aproveitamos também para adquirir ainda mais inspiração para os projetos futuros que virão em torno da reciclagem, uma prática que merece cada vez mais atenção e que gera benefícios a todos”, explica Sylvia.

    Metas de eliminação de resíduos plásticos

    Além de ter como meta reduzir em 15% as emissões diretas de gases de efeito estufa até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050, a Braskem pretende incluir 300 mil toneladas de produtos com conteúdo reciclado em seu portfólio até 2025 e 1 milhão de toneladas desses produtos até 2030. Também até 2030, a empresa vai trabalhar para evitar que 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos sejam enviados para incineração, aterros, ou depositados no meio ambiente.

    Publicado originalmente no portal ABCdoABC, acesse: https://www.abcdoabc.com.br/abc/noticia/braskem-reforca-compromisso-eliminacao-residuos-dia-internacional-reciclagem-198216

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    O Relatório Integrado de 2023 já está disponível. Nele você pode conferir nossos resultados, iniciativas e avanços do último...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas. Desde 2019, esse continua sendo o maior compromisso da Braskem...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

      A Braskem e a Veolia se uniram para desenvolver um projeto que utiliza biomassa como fonte de energia renovável na...

    23 de Novembro de 2023
    +
    0

    Segundo a Braskem, a iniciativa ajuda no avanço das suas operações de baixa emissão de carbono para alcançar metas...

    09 de Novembro de 2023