Idioma:

  • Braskem apresenta soluções inovadoras e sustentáveis do plástico para o agronegócio na Agrishow 2022

    DATA: 04/05/2022

    Publicado por: Braskem

    Produtos agregam valor ao trabalho no campo com foco no cultivo protegido, no armazenamento adequado e na irrigação eficiente, entre outras frentes

    Buscando incentivar o agronegócio brasileiro e estabelecer uma aproximação maior com os agricultores, a Braskem marca presença na Agrishow 2022, considerada uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do Brasil e do mundo. O evento ocorre entre 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto (SP).

    Em seu estande de 600 m², a Braskem conta com um time de especialistas à disposição dos visitantes para orientar e apresentar soluções inovadoras e sustentáveis da química e do plástico destinadas ao agronegócio. São produtos que agregam valor ao protegerem o cultivo ou o rebanho, diminuindo custos e aumentando a produtividade e o rendimento.

    “Queremos mostrar como o plástico pode ser um material inovador e aliado do agronegócio”, afirma Karen Pallone, líder dos mercados de Agroindústria, Construção & Infraestrutura na Braskem. “Trata-se de um setor muito importante para a economia brasileira, pois representa cerca de 20% do PIB (Produto Interno Bruto) e gera 37% dos empregos no país. Levando em conta essa representatividade e a contribuição do plástico para potencializar a produtividade e a sustentabilidade do agro, queremos incentivar o desenvolvimento da cadeia, a geração de novos negócios e mostrar ao público as soluções em plástico que produzimos para este mercado, de modo que o produtor rural vislumbre os benefícios que elas podem agregar para os seus negócios”.

    Uma das soluções de destaque é o Silo Bolsa, túnel flexível de plástico (polietileno – PE) desenvolvido para armazenar grãos, silagem e subprodutos. Criado em uma atmosfera sem oxigênio que impede a propagação de pragas e insetos, o produto mantém a qualidade do grão por até 12 meses e tem como características a facilidade de instalação, o baixo custo e a segregação de lotes. Permite ao agricultor ter mais espaço para o cultivo, já que parte da área antes destinada para armazenamentos é liberada.

    A estimativa para safra de grãos brasileiros 2021/2022 é de aumento de 5,4% em relação à safra anterior. Os constantes crescimentos observados no setor, influenciaram no aumento da demanda por silo bolsa em aproximadamente 12% em 2021.

    “O plástico é um material resistente, flexível, reutilizável e reciclável, características que nos permitem produzir uma série de soluções diferentes de baixo custo e versatilidade maior, inclusive, para o campo” explica Karen.

    Outra solução da Braskem que deve chamar a atenção dos visitantes da Agrishow é o Anti Inseto para Banana, único filme do gênero que dispensa a aplicação de inseticidas disponível no mercado brasileiro. Este produto carrega na formulação um aditivo anti-UV que interfere na visão de insetos, fazendo com que estes saiam de perto da fruta. É uma solução que, mesmo sem o uso de inseticidas, reduz significativamente o ataque dos tripes (insetos) ao cacho e contribui para a produção de bananas de melhor qualidade visual.

    A Braskem também apresentará os Distanciadores de Cerca, que são peças feitas de plástico polipropileno (PP) para encaixe dos arames de cercados mantendo o espaçamento correto, evitando a passagem de animais e delimitando áreas. São resistentes a intempéries, proporcionando baixo custo com manutenção e maior durabilidade se comparado às soluções de madeira e arame. Também oferece baixo custo com mão de obra e redução no tempo de montagem da cerca devido ao seu sistema de encaixe exclusivo.

    Ainda no quesito inovação, a Braskem também leva o Wrap, que é feito de polietileno de alta aderência, protegendo a silagem de pré-secado que será utilizada na alimentação de gado de leite e corte. Essa solução mantem o valor nutricional do alimento por até 12 meses e é de fácil transporte e movimentação. Além disso, não há custos com armazenagem, dado que pode ficar no campo.

    “Com base na relevância do agronegócio, as aplicações do plástico e da química na agricultura integram um dos principais negócios para a Braskem. A companhia investe constantemente em soluções e tecnologias para apoiar o avanço das atividades agrícolas. Nosso portfólio apresenta diversas soluções para empresas de diferentes cadeias do setor, feitas a partir de polietileno (PE), polipropileno (PP) e PVC que auxiliam no cultivo protegido, na armazenagem, na irrigação e na infraestrutura”, diz Karen.

    Apoio a startups e incentivo ao agronegócio

    Como apoio ao desenvolvimento de novas soluções para o agronegócio, a Braskem também está levando para a feira as startups Decoy Smart Control, Autoponia e Nucleário – esta última acelerada pelo Braskem Labs, programa de aceleração de startups que fomenta a criação de soluções inovadoras, capazes de gerar impacto socioambiental positivo.

    No evento, a Decoy Smart Control irá apresentar sua solução para controle biológico de carrapatos em gado, a Autoponia seu sistema de automação de hidroponia e a Nucleário seu produto voltado a áreas de reflorestamento.

    A Braskem investe em pesquisa e tecnologia para encontrar as melhores soluções em plástico para o agronegócio. Ainda no âmbito do apoio às startups, a companhia firmou, neste ano, a parceria com AgTech Garage, hub de inovação que promove a conexão entre grandes empresas, startups e instituições de ensino, com o objetivo de facilitar e acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para o agronegócio. Com a iniciativa, a Braskem pretende, por meio da inovação aberta, promover o desenvolvimento de soluções plásticas sustentáveis e inovadoras para o agronegócio.

    Outra iniciativa da Braskem para incentivar o setor é sua parceria com a FAPESP para a inauguração do Centro de Pesquisa em Plasticultura, sediado na UNICAMP. O local será direcionado para desenvolvimento de estudos que envolvam soluções plásticas em polietileno, polipropileno e PVC que garantam maior eficiência e sustentabilidade à produção rural. O projeto receberá investimentos de até R$ 1,6 milhão por ano, em aportes que serão divididos entre a companhia e a instituição de ensino para bancar bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica, compra de materiais de consumo necessários para condução de pesquisas (reagentes, adubo e mudas) e de matérias permanentes (estufas que serão usadas para teste), entre outros itens.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas. Desde 2019, esse continua sendo o maior compromisso da Braskem...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

      A Braskem e a Veolia se uniram para desenvolver um projeto que utiliza biomassa como fonte de energia renovável na...

    23 de Novembro de 2023
    +
    0

    Segundo a Braskem, a iniciativa ajuda no avanço das suas operações de baixa emissão de carbono para alcançar metas...

    09 de Novembro de 2023
    +
    0

    Os negócios do Grupo Novonor foram reconhecidos pela edição de 2023 do Ranking 100 Open Startups. A premiação destaca as...

    09 de Novembro de 2023