Idioma:

  • Braskem adere ao “Open Call for Water Action” do Pacto Global da ONU

    DATA: 10/04/2023

    Publicado por: Braskem

    Apelo do Pacto Global da ONU busca soluções para a crise global da água e engajamento para o avanço do ODS 6, que visa garantir o acesso à água e ao saneamento para todos

    Entre os dias 22 e 24 de março, a ONU realizou a Conferência da Água 2023, em Nova York, com o tema “Água para o Desenvolvimento Sustentável”. Chefes de Estado, ministros, líderes mundiais e milhares de representantes da sociedade estiveram presentes e receberam o alerta para o risco eminente de uma crise global de escassez hídrica causada, principalmente, pelo uso indiscriminado da água e pelas mudanças climáticas.

    Com uma estratégia alinhada aos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) da ONU, a Braskem esteve presente na Conferência e, junto com 50 das maiores companhias do mundo, aderiu ao “Open Call for Water Action”. Em um compromisso coletivo, o setor privado foi chamado a se engajar na busca por resoluções para a crise global da água e iniciativas para o avanço do ODS 6, garantindo o acesso à água e ao saneamento para todos.

    A estratégia visa contribuir para a segurança hídrica de 3 bilhões de pessoas e ajudar no fornecimento de água potável segura e saneamento para mais de 300 milhões de pessoas. Ao ingressar no “Open Call for Water Action”, as empresas assumem o compromisso de trabalhar para construir resiliência hídrica em suas próprias operações globais e cadeias de suprimentos. Também se responsabilizam a desenvolver ações de cooperação entre setores para que o impacto hídrico seja positivo em pelo menos 100 bacias prioritárias listadas neste cenário de estresse hídrico até 2030.

    Vale destacar que, além do ODS 6, o ODS 12, que aborda a produção e o consumo sustentáveis, com foco em ações globais e locais, também está relacionado à questão hídrica no planeta. O “Open Call for Water Action”, realizado no primeiro dia de conferência, foi considerado uma importante conquista da reunião mundial, oferecendo um compromisso unificado do setor empresarial com a Agenda de Ação pela Água.

    Segundo Marina Rossi, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Braskem – que esteve na conferência e participou de um painel promovido pelo Pacto Global da ONU no Brasil-, a Braskem entende que água é um recurso que deve ser protegido, preservado e gerenciado de forma sustentável. Desde 2002, a companhia investiu mais de R$280 milhões em projetos para melhorar nossa eficiência hídrica e para o tratamento de efluentes em nossas operações industriais.

    “Através do uso dos produtos químicos e dos plásticos que produzimos, desenvolvemos junto com nossos clientes soluções de WASH (termo em inglês comumente utilizado, que significa water, sanitation & hygiene, tais como tubulações, caixas d´água, produtos para tratamento de água, entre outros. Além disso, implantamos várias iniciativas para melhorar continuamente nossos processos que envolvem recursos hídricos com o intuito de reduzirmos a nossa pegada hídrica, como também buscamos projetos de reuso de água que promovem a circularidade. Até 2030, queremos atingir a marca de 100% do consumo de água de fonte seguras, o que significa reduzir a captação de fontes que podem competir com o uso para população – atualmente, 65,3% da água usada pelas operações da Braskem são provenientes dessas fontes. A atuação da Braskem é baseada nos requisitos do CEO Water Mandate, plataforma do Pacto Global da ONU formada por empresas de todo o mundo comprometidas com o avanço na gestão da água. A Braskem também está no ranking de liderança do CDP Investor Water e aderimos às iniciativas ‘Water Resilience Coalition’ e ‘Race to Resilience'”, completou Marina.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    O Relatório Integrado de 2023 já está disponível. Nele você pode conferir nossos resultados, iniciativas e avanços do último...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas. Desde 2019, esse continua sendo o maior compromisso da Braskem...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

      A Braskem e a Veolia se uniram para desenvolver um projeto que utiliza biomassa como fonte de energia renovável na...

    23 de Novembro de 2023
    +
    0

    Segundo a Braskem, a iniciativa ajuda no avanço das suas operações de baixa emissão de carbono para alcançar metas...

    09 de Novembro de 2023