No Terminal Oceânico da Barra do Dande foram montados os BRAÇOS DE CARREGAMENTO MARÍTIMOS dos BERÇOS 1 e 2....
AH Laúca inicia operação do Descarregador de Cheias
DATA: 24/04/2018
No dia 20 de abril, o Aproveitamento Hidrelétrico Laúca iniciou a operação do Descarregador de Cheias. O evento ocorreu oito meses após o início do enchimento do reservatório responsável por reter a água do Rio Kwanza.
O projeto entra agora na fase de monitoramento do nível de água do reservatório. Esta ação terá a duração de aproximadamente quatro semanas dependendo do comportamento das vazões afluentes do rio Kwanza.
O processo de controle foi iniciado no dia 19 de abril, durante o aumento do caudal liberado pelo Descarregador de Fundo da Barragem que passou de 60 m³ para 600 m³ por segundo.
Com estes dois elementos hidráulicos, o Descarregador de Fundo e o Descarregador de Cheias, será possível realizar o controle do nível do reservatório como também a manutenção do caudal ecológico (aproveitamento da queda de água) a jusante da barragem.
Além de testes de Comissionamento, a ação tem também como objetivo, manter o nível ideal de água no reservatório, que já se aproxima da sua plena capacidade de armazenamento.
Matheus Macedo, gerente responsável pela área Eletromecânica destacou que o AH Laúca vive uma fase muito importante. “Com a conclusão do processo de enchimento do reservatório, o AH Laúca acumula reserva de água suficiente para manter a produção de energia mesmo no período de seca que deve ocorrer no segundo semestre com o cacimbo”. Cacimbo, em Angola, é o nome dado à estação sem chuvas.
O AH Laúca é uma obra de iniciativa do Governo de Angola, sob a responsabilidade do Ministério da Energia e Águas (MINEA) e tutelado pelo Gabinete do Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK) com a construção do empreendimento a cargo da Odebrecht Engenharia e Construção. Os resultados obtidos são consequência de intensos investimentos em programas de formação e qualificação profissional em áreas de gestão, engenharia e construção, as quais já contemplaram mais de 10 mil trabalhadores, entre operadores, técnicos e licenciados. Laúca conta com 95% da força de trabalho composta por quadros nacionais, e já gerou mais de 13 mil postos de trabalho diretos.
Nenhum Comentário