Idioma:

  • Agrymetric: novo modelo de seguro paramétrico agroclimático é lançado na DATAGRO

    DATA: 28/10/2022

    Publicado por: Horiens

    Ao lado da Agrymet, empresa de tecnologia especializada em agrometeorologia, e da Sombrero Seguros, uma das maiores seguradoras agrícolas do Brasil, a Horiens participou da 22ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, um dos principais eventos técnicos e de negócios do setor sucroenergético.

    As empresas apresentaram ao mercado uma solução inédita de gestão e transferência de risco voltada ao agronegócio. Trata-se do Agrymetric, um seguro paramétrico agroclimático baseado em agrometeorologia e ciência de dados, altamente customizável para refletir o real perfil de risco de cada safra.

    Junto com a Agrymet, a Horiens atuou na concepção do produto, aportando conhecimento de gestão de riscos e seguros e, também, sua expertise em ciência de dados, consolidada por meio de seu laboratório de riscos, o Risk Labs. A Sombrero é a responsável pela comercialização da solução no mercado. “O mercado estava carente de um produto de seguros que tivesse alta aderência à realidade do produtor. O Agrymetric é uma inovação que pode mudar o paradigma de seguros agrícolas”, pontua José Bernardo de Medeiros, diretor de riscos e seguros da Horiens.

    Para Bárbara Sentelhas, cofundadora do Agrymetric e CEO da Agrymet, a nova solução pode de fato ser considerada uma ferramenta estratégica de gestão de riscos para os produtores rurais. “É um produto que representa o futuro do mercado de seguros, baseado em dados, tecnologia, conhecimento e personalização”, destaca Bárbara.

    Mercado de seguros agrícolas
    A agricultura é altamente impactada por diversos riscos e o mais relevante deles é o clima, já que de 50 a 80% da produtividade agrícola é condicionada às condições climáticas, cenário que traz cada vez mais desafios aos produtores. Só nos últimos anos, o agronegócio brasileiro acumulou perdas de bilhões de reais devido, em grande parte, a eventos ligados ao clima.

    Mesmo diante deste cenário de vulnerabilidades e perdas, atualmente apenas 20% das áreas cultivadas no país são seguradas. “A baixa adesão aos seguros agrícolas pode ser explicada pela relação custo x benefício do seguro agrícola tradicional”, aponta Bárbara.

    Base de dados climáticos defasada, ausência de dados de produtividade real do produtor, precificação do seguro por médias históricas de clima e produtividade e condições padronizadas para contratação do seguro são fatores que acabam elevando as incertezas e, consequentemente, o custo do seguro.

    Conheça o seguro paramétrico Agrymetric: custo mais competitivo e maior efetividade
    A tecnologia e o trabalho de ciência de dados foram a chave para o desenvolvimento deste novo produto de seguros. Essa metodologia permite que sejam definidos os gatilhos climáticos e a produtividade indenizável, com possibilidade de escolha de condições específicas para cada cliente.

    O resultado é a melhor precificação do seguro e mais transparência e efetividade da transferência do risco à regulação de sinistros.

    Foco no mercado de cana-de-açúcar

    Inicialmente, o Agrymetric está disponível para clientes da área de cana-de-açúcar, inclusive com a possibilidade de utilização para ciclos de plantio de leguminosas que antecedem a renovação dos canaviais. A escolha ocorreu porque a cana-de-açúcar e culturas associadas ainda têm baixa cobertura por seguros agrícolas tradicionais.

    “O Agrymetric nasce de uma conjugação de esforços com parceiros especializados em gestão de riscos e em tecnologia agrícola para proporcionar coberturas personalizadas que atendam às demandas de produtores rurais de grande porte, em especial do setor sucroalcooleiro”, conclui Leonardo Paixão, CEO da Sombrero.

    Para saber mais, acesse: www.agrymetric.com e assista ao vídeo do Agrymetric.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Cada vez mais estudos mostram a importância da saúde bucal para a qualidade de vida e como fator de...

    11 de Março de 2024
    +
    0

    A semana em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres foi comemorada de forma especial no setor de...

    11 de Março de 2024
    +
    0

    A data de 8 de março é celebrada mundialmente como o Dia Internacional das Mulheres, um marco de uma...

    07 de Março de 2024
    +
    0

    Horizonte de coisas boas | Dia Internacional das Mulheres – 8/3 As últimas décadas foram marcadas por importantes conquistas...

    07 de Março de 2024