Idioma:

  • Ações de renovação e fortalecimento da governança impulsionam reputação da OEC e Grupo Novonor

    DATA: 31/10/2022

    Publicado por: OEC

    Juntamente com uma comunicação mais arrojada e transparente, com foco no ambiente digital, marcas atingem a melhor pontuação histórica no Reputation Score, índice global de reputação corporativa do RepTrak™

     

    Desde o início do ano os diversos canais nas cinco redes sociais onde a OEC – Engenharia e Construção e a Novonor estão presentes registraram 55 milhões de impressões, 880 mil engajamentos, reunindo mais de 1,8 milhão de seguidores. Os números dos portais e do blog Mundo OEC também são expressivos, especialmente considerando que se trata de uma empresa B2B do setor de infraestrutura e uma holding de investimentos, respectivamente: foram mais de 287 mil visitas de setembro de 2021 até agora. Toda essa capilaridade somada ao trabalho de relações públicas e tendo como base a satisfação dos clientes com as obras entregues e os movimentos estruturantes na governança contribuíram para as duas marcas registrarem em setembro passado o índice de Reputação Forte – 71,4 pontos para OEC e 70,1 para Novonor – segundo o RepTrak™, um serviço global, líder em seu setor, que avalia mais de um milhão de empresas por ano em mais de 60 países.

    As pesquisas são realizadas mensalmente e têm representatividade estatística para o Brasil,. Esse é o melhor resultado desde o início do monitoramento em 2009. Anteriormente, a melhor marca foi registrada em 2013. Para Héctor Núnez, presidente da Novonor S.A. e presidente do Conselho de Administração da OEC, as sondagens reforçam que trilhamos o caminho certo e seguimos avançando. Estamos felizes, mas sabemos que essa é uma jornada de melhoria contínua”, explica.

    A metodologia do RepTrak™ registra a percepção dos entrevistados sobre fatores como Conduta, Cidadania, Produtos e Serviços, Liderança, Local de Trabalho, Inovação e Performance, relacionados a atuação de cada empresa. No caso da OEC e Novonor, todos  os fatores receberam individualmente em setembro pontuações no nível forte de reputação. Destaques para Conduta e Liderança, que tiveram a maior variação positiva nos últimos anos. Um dado que reflete o esforço de reconstrução da governança, com a adoção de um modelo equiparado aos de companhias de capital aberto, incluindo conselheiros independentes, robustos sistemas de conformidade, canais externos e independentes de denúncia, além de outras medidas.

    “Uma constatação é que as ações de renovação e a postura próxima e transparente da liderança foram muito bem recebidas internamente e por nossos stakeholders externos, sobretudo clientes e fornecedores”, define Mauricio Cruz Lopes, CEO da OEC. O Sistema e a nova Política de Integridade, 100% implementados, são hoje reconhecidos por um amplo conjunto de instituições no Brasil e exterior, tendo conquistado o selo ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno, para todas suas operações. Recentemente, o Relatório Anual sobre o Sistema de Sanções do Banco Mundial, publicado pela Vice-Presidência de Integridade do organismo, traz um reconhecimento em relação à construtora indicando a como “um exemplo de empresa focada em ações de conformidade”, com um programa abrangente e alinhado aos princípios definidos nas diretrizes do Banco Mundial.

    Para Marcus Dias, vice-presidente do RepTrak, que acompanha a reputação corporativa do Grupo desde o início do monitoramento, a melhoria é significativa: “É um importante avanço, especialmente para uma empresa que enfrentou uma crise reputacional e que ainda vive um cenário desafiador em seus principais mercados. Vale reforçar que um resultado como esse em pleno período eleitoral no Brasil é extremamente positivo.”

    Um “novo norte”

    No final de 2018, a OEC deu uma guinada em suas plataformas próprias no universo digital, com a criação de sites mais amigáveis e dinâmicos, novos perfis nas redes sociais, um blog com foco em engenharia e ampliou o investimento em impulsionamento e ações especiais de marketing institucional. A estratégia passou também por adotar uma postura mais informal e menos institucional, abrindo o diálogo com a sociedade e com um olhar especial para o  público jovem, com foco central no universo da infraestrutura e grandes obras que realiza. “A nossa reputação, progressivamente reconquistada depois de uma crise sem precedentes e que nos fez aprender muito, é construída todos os dias pelas ações e conduta dos nossos milhares de integrantes e suas lideranças. Nasce nas obras, nas instalações industriais e nas concessões que administramos. A comunicação entra para dar amplitude, nos permitindo compartilhar e interagir com a sociedade sobre tudo aquilo que fazemos e no que acreditamos”, avalia Rodrigo Vilar, diretor de Comunicação da Novonor e OEC.

    Mercado

    A OEC, de junho de 2021 a julho de 2022, atuando com foco estratégico no Brasil, África, Estados Unidos, Peru e Panamá, gerou receitas de R$ 3,4 bilhões e entregou 11 obras, incorporando ainda R$ 5,2 bilhões em novos contratos para sua carteira de projetos. Atualmente, 70% da carteira de projetos da construtora, em território nacional, é de clientes privados. Empresas como New Fortress Energy, Eurofarma, Braskem e Acelen, entre outras.

    A análise da reputação

    O Reputation Score do RepTrak mede como os stakeholders se sentem em relação a uma determinada empresa, incluindo o quanto eles admiram, confiam e respeitam. É o indicador geral mais importante da consultoria global. De agosto a setembro, a OEC saltou de 68,8 para 71,4 pontos (+2,6) entrando no Nível Forte. Até então, a melhor pontuação obtida ocorreu em 2013, quando, ainda denominada Odebrecht, recebeu 65,5 pontos. Além da OEC, são monitoradas atualmente as marcas Novonor (holding controladora), que alcançou 70,1 pontos, e a OR, empresa do grupo que atua no setor imobiliário, que registrou 70,8 pontos. As duas empresas também alcançaram o Nível Forte.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Livro em formato digital apresenta coletânea de artigos desenvolvidos no programa OEC IN sobre as tecnologias, desafios e oportunidades...

    15 de Abril de 2024
    +
    0
    OEC

    A OEC – Engenharia e Construção foi eleita uma das empresas de engenharia mais inovadoras de 2024 na 5ª...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024