“O conhecimento dos fatores de risco gera prevenção, por isso é fundamental dedicarmos um tempo para aprender e trazer...
Papo de Sexta na Horiens: diversidade e inovação em foco no mês da Consciência Negra
DATA: 01/12/2025
Ao longo de novembro, a Horiens promoveu a campanha “É tempo de inovar” em celebração ao Dia de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20/11.

A iniciativa, conduzida pelo Comitê de Diversidade e Inclusão da empresa, trouxe histórias inspiradoras de personalidades negras que transformaram o mundo por meio de suas contribuições científicas, tecnológicas e sociais, reforçando como a pluralidade de perspectivas impulsiona progresso e inovação.
Entre cards informativos, conteúdos educativos e discussões internas, a campanha buscou ampliar o olhar para a importância da diversidade como força estratégica, cultural e humana no ambiente corporativo.
Papo de Sexta: diálogo, aprendizado e diferentes perspectivas
Para marcar o encerramento da campanha, o Comitê de Diversidade e Inclusão, representado pelas integrantes Elizabete Souza e Fernanda Lima, conduziu em 28/11 uma edição especial do Papo de Sexta, iniciativa interna que reúne periodicamente integrantes da Horiens em um encontro de troca, reflexão e construção coletiva.
A atividade começou com um quiz interativo, trazendo questões atuais sobre os desafios das empresas na promoção da inovação e da diversidade. O quiz ainda contou com uma segunda parte, com foco em uma rodada de perguntas sobre as personalidades negras destacadas nos cards da campanha – entre elas Gladys West, Patricia Bath, Philip Emeagwali, Granville Woods, Garrett Morgan, William Kamkwamba, Enedina Alves Marques e Jaqueline Goes de Jesus – ressaltando suas invenções, descobertas e legados.
Ao longo do encontro, os participantes compartilharam suas percepções e experiências em um espaço aberto de opiniões. O Papo de Sexta também contou com a exibição de um trecho do TEDx Talk “Como estimular a inovação através da diversidade?”, trazendo provocações importantes sobre segurança psicológica, criatividade e colaboração.
Na sequência, foi exibida um trecho do filme “O Menino que Descobriu o Vento”, que retrata a história real de William Kamkwamba e reforça o poder transformador da curiosidade, da resiliência e da oportunidade.
Com o objetivo de ilustrar algumas ideias debatidas, o Comitê de D&I também apresentou o case “Favela Seguros”, iniciativa brasileira referência em inclusão financeira, que cria soluções de proteção e acesso a seguros para moradores de comunidades, demonstrando na prática como inovação e diversidade podem caminhar juntas para gerar impacto social.
Para Elizabete Souza, membro do Comitê de Diversidade e Inclusão, o encontro trouxe um simbolismo especial. “Quando pensamos em inovação, pensamos em progresso. E o progresso só acontece quando abrimos espaço para novas vozes, novas ideias e novas formas de ver o mundo. A diversidade é uma valiosa oportunidade de evoluir continuamente, como pessoas, equipes e organização”, destaca.

Para a integrante Fernanda Lima, o Papo de Sexta reforça o compromisso da Horiens com a inclusão e a construção de um ambiente seguro e colaborativo. “Criar espaços de diálogo é fundamental para que cada pessoa possa trazer sua perspectiva. A inovação nasce dessa pluralidade, de conexões que ampliam nosso olhar e nos ajudam a construir soluções mais humanas e relevantes. A Horiens está avançando nessa jornada, e esse encontro foi mais um passo importante.”

Nenhum Comentário