No último dia 5 de agosto, a comunidade de conhecimento Industrial da Odebrecht Engenharia & Construção realizou um webinar...
Marco histórico: concretada última estaca marítima da Ponte de Guaratuba
DATA: 25/08/2025

No último dia 19 de agosto, a obra da Ponte de Guaratuba, que está sendo executada no litoral do Paraná pelo Consórcio Nova Ponte, composto pela Odebrecht Engenharia & Construção, Carioca e GEL, alcançou um dos marcos mais simbólicos desde seu início: a concretagem da última estaca marítima.
O evento consolida o avanço de uma das fases mais importantes e desafiadoras da obra, especialmente no trecho estaiado, uma vez que foram exigidas soluções técnicas complexas devido às condições geológicas e à influência do mar na Baía de Guaratuba.
A obra, que tem previsão de entrega para abril de 2026, teve sua primeira estaca concretada em 17 de maio de 2024 e, pouco mais de um ano depois tem sua última estaca marítima finalizada. As estacas marítimas são uma parte fundamental da fundação da ponte e representam o início de todo o processo de sustentação da estrutura, num total de 64 estacas.
A ponte terá um vão livre de 160 metros para permitir a navegação segura das embarcações. Este trecho possui 24 estacas, cada uma com diâmetros que variam entre 1,80 m e 2,20 m, e comprimentos entre 20 e 50 metros. Pesam em média 350 toneladas, podendo chegar até 500 toneladas. No total, foram utilizados aproximadamente 8.550 metros cúbicos de concreto, o equivalente a mais de 1.000 caminhões betoneira, além de 770 toneladas de aço nas armações.
Com esse avanço, as obras na Ponte de Guaratuba chegaram a 70% de execução, com avanço também nos acessos viários para a estrutura, que farão ligação com a rodovia PR- 412, nos dois extremos da Baía de Guaratuba.
Nenhum Comentário