A Fundação Norberto Odebrecht realizou o sorteio de três kits de produtos feitos pelos projetos apoiados pela entidade no...
Tributo ao Futuro 2024 arrecada R$ 4,5 milhões
DATA: 09/01/2025
R$ 4,5 milhões arrecadados para transformar a vida de jovens da zona rural. Esse foi o resultado do Tributo ao Futuro 2024, campanha da Fundação Norberto Odebrecht (FNO). E a educação é o principal vetor dessa transformação: os recursos arrecadados ajudam a custear os processos formativos dos estudantes das Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia, escolas parceiras da FNO na execução do PDCIS, seu programa social.
O resultado do ano passado foi fruto da mobilização de 1.542 pessoas físicas e jurídicas, que, juntas, irão beneficiar diretamente 350 adolescentes – média anual de alunos das Casas Familiares -, em uma experiência que impacta indiretamente milhares de pessoas.
Como demonstração desse alcance, em 2024, os estudantes realizaram 339 ações multiplicadoras, levando conhecimento a mais de 14 mil pessoas da região. Além disso, foram distribuídos 1.371 kits de higiene pessoal e 87 fossas sépticas ecológicas foram instaladas em propriedades de jovens que não contavam com saneamento básico adequado – ações que promovem uma melhoria significativa nas condições de vida no campo.
Daniel Aranha, integrante e voluntário da OEC, teve a oportunidade de visitar pela primeira vez uma destas escolas rurais, após vários anos sendo um doador ativo da campanha. “Uma coisa que me comoveu muito foi ver o depoimento emocionado dos jovens, relatando o quanto essas instituições mudam suas vidas. São pessoas que talvez antes não tivessem amplas oportunidades, e hoje estão tendo, para serem agentes das suas transformações e das suas famílias”, contou.
“O projeto das Casas Familiares é muito bacana e de imensa profundidade. Isso também é fruto de uma contribuição de todos nós do Grupo Novonor, ao participar do Tributo ao Futuro”, acrescentou Cassio Augusto Bustamonte, também integrante e voluntário da OEC.
A atuação conjunta de diversos agentes em prol desse movimento, inclusive, inspirou o slogan da campanha de 2024: “Uma jornada de todos nós”. Com esta escolha temática, a FNO reforçou a importância de todos que estão conectados e comprometidos com a causa, e desempenharam – e continuam desempenhando – um papel fundamental para a longevidade e sucesso do Tributo ao Futuro, atuante há 20 anos.
Ana Jaqueline Ferraz, integrante de Parcerias da FNO, área responsável pela coordenação da iniciativa, conta o porquê da satisfação em ser uma das profissionais por detrás da campanha. “É gratificante ver o envolvimento de tanta gente, desde os doadores até os jovens beneficiados. É um trabalho de muitas mãos, e o resultado principal é a alegria de ver uma família atendida e uma comunidade fortalecida”, diz.
Quem doa, também ganha: declare a sua contribuição!
Como o Tributo ao Futuro apoia projetos incentivados por meio dos Fundos Municipais da Infância e Adolescência (FIA), as doações feitas à iniciativa podem ser declaradas no Imposto de Renda (IRPF) 2025, garantindo um benefício fiscal para quem utiliza o modelo completo de declaração. Para facilitar, os recibos das doações estão disponíveis na área do usuário no site da campanha, e uma cópia também será enviada para o e-mail dos contribuintes até o final de janeiro. Esse comprovante é fundamental para a declaração do IRPF. Em caso de dúvidas sobre o processo, entre em contato com a equipe do Tributo ao Futuro pelo e-mail: tributoaofuturo@fundacao-no.com
Nenhum Comentário