Na semana de 21 a 25 de outubro, as empresas do Grupo Novonor promoveram iniciativas para celebrar a Semana...
Você conhece a história do Novonor Notícias?
DATA: 03/10/2024
A newsletter e o portal Novonor Notícias que você conhece e acessa hoje já tem 29 anos de idade. Isso mesmo! Com evoluções e acompanhando as mudanças e avanços naturais ao longo do tempo, sua história é marcada por diferentes fases, mas sempre com uma mesma essência: informar, integrar e fortalecer o sentimento de pertencimento de todos do Grupo.
Tudo começou com um boletim impresso em 1995. Em 2018 foi lançado o portal e, em 2021, após uma pequena pausa de atualização com a mudança da marca, foi retomado com periodicidade quinzenal e divulgação em todos os nossos ambientes.
Resgatamos uma entrevista que traz um pouco dessa história e reforça a importância desse canal para todos nós. A conversa com Marcio Polidoro foi publicada em 2017, quando ele atuava nos Negócios de Engenharia & Construção. Ex-integrante com 34 anos de Grupo, Márcio atualmente é consultor e parceiro em muitas das nossas realizações. Confira!
*** Publicada originalmente em fevereiro de 2017.
Entre 2009 e 2013, período em que coordenava o Odebrecht Notícias como responsável por Comunicação na Odebrecht S.A., Marcio Polidoro liderou e acompanhou algumas das principais etapas na evolução do boletim. Hoje integrante dos Negócios de Engenharia & Construção, Marcio fala um pouco sobre o ON e sua importância estratégica para o momento atual da Organização Odebrecht.
QUANDO ERA RESPONSÁVEL PELA COMUNICAÇÃO NA ODEBRECHT S.A., VOCÊ LIDEROU ALGUNS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO DESTE CANAL DE COMUNICAÇÃO. QUAIS FORAM ESSAS MUDANÇAS E O QUE GEROU A NECESSIDADE DE RENOVAÇÃO DO ON AO LONGO DOS ANOS?
O ON começou como um melo de comunicação da Engenharia e Construção. Mas se mostrou tão adequado às nossas necessidades que passou a ser enviado para os integrantes da Organização Odebrecht toda. As mudanças basicamente foram sendo introduzidas como melhorias possibilitadas por novos recursos tecnológicos e pela necessária atualização gráfica e Informativa. Quando descontinuamos a revista Odebrecht Informa, em 2015, o ON se tornou único, em sua natureza. Esse foi seu grande momento e entendo que vem dando conta do seu propósito.
ALGUMA EDIÇÃO OU MATÉRIA, AO LONGO DESTAS 400 EDIÇÕES, FICOU MARCADA EM SUA MEMÓRIA? POR QUÊ?
Não posso esquecer uma edição que teve, se não me engano, 96 páginas. Quando cheguei ao final, senti orgulho de trabalhar em uma Organização que proporcionava em uma única quinzena uma “colheita” daquele tamanho, de fatos tão significativos para nossos clientes, para as comunidades às quais servimos, para os integrantes e para os acionistas. Nunca tinha visto nada parecido em publicações empresariais.
HOJE EM DIA, A COMUNICAÇÃO INTERNA DAS EMPRESAS TEM COMO CONCORRENTES OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, COMO SITES DE NOTÍCIAS E REDES SOCIAIS. COMO SER ATRATIVO EM UM MUNDO CADA VEZ MAIS CONECTADO, INSTANTÂNEO E DINÂMICO?
Este é um desafio cada vez mais complexo, porque recebemos muitos estímulos visuais, informativos e sensoriais desde que acordamos até a hora de dormir. O cérebro das pessoas está ficando seletivo e apaga tudo o que parece irrelevante. Esse é o ponto. Aos comunicadores, cabe ocupar os pequenos espaços que ainda sobram usando criatividade e conhecimento para dar relevância ao que pretendem comunicar. Sem isso, a informação produzida se desmanchará no ar, sem deixar vestígio.
QUANDO UM INTEGRANTE SE VÊ OU VÊ SEU PROJETO SENDO NOTICIADO NO ON, NATURALMENTE ELE ENXERGA O SEU TRABALHO DOCUMENTADO E COMPARTILHADO COM TODA A ORGANIZAÇÃO ODEBRECHT. COMO ESSE SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO E DE LEGADO CONSTRUÍDO PODE SER IMPORTANTE PARA O MOMENTO ATUAL QUE VIVEMOS?
Sabemos que nada substitui o diálogo líderliderado, mas um meio como o ON, por suas características, tem sua principal importância no que proporciona de integração e espírito de pertencimento – ao ajudar as pessoas a responderem uma pergunta fundamental: de que organização faço parte? As notícias que traz, as pessoas que mostra, os aprendizados e experiências que multiplica estimulam cada um de nós a ultrapassar os limites do que fazemos, onde fazemos, a compreender que somos parte de um todo que se espalha por tantos lugares do mundo. O ON desperta sentimentos de orgulho e o desejo de ir além. Como estamos vivendo um momento particularmente complexo, esse é um combustível indispensável à nossa sobrevivência.
Nenhum Comentário