A promoção da Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) tem ganhado cada vez mais força no universo corporativo, e se...
Declare sua doação e tenha benefícios no Imposto de Renda
DATA: 15/03/2024
Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no Imposto de Renda (IR), podendo receber uma maior restituição do valor doado ou pagar menos imposto?
Este é o caso de quem participa do Tributo ao Futuro, campanha da Fundação Norberto Odebrecht que arrecada recursos para ajudar a levar uma educação de qualidade a jovens da zona rural do Baixo Sul da Bahia.
Todo valor captado pela iniciativa é diretamente encaminhado para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) dos locais em que cada projeto educacional apoiado está localizado. O repasse às escolas beneficiadas – que são as Casas Familiares Rurais – é realizado por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
No ano passado, o Tributo ao Futuro superou os números das últimas campanhas e chegou à marca histórica de R$ 7,4 milhões arrecadados. Este valor é resultado do engajamento de 1.712 pessoas físicas e jurídicas, sendo 1.459 integrantes do Grupo Novonor e R$ 5,3 milhões arrecadados via empresas.
Critérios para obter benefício fiscal
Declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) usando o formulário completo;
Ter feito uma doação para um Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente – como é o caso da campanha Tributo ao Futuro, que apoia projetos aprovados pelos Conselhos que gerenciam estes Fundos;
Ter o recibo que comprove a doação em mãos;
Se atentar ao limite de valor que pode ser abatido: até 6% do imposto devido.
Como declarar?
O processo de informar a doação em sua declaração é muito simples. Basta acessar o sistema do Imposto de Renda da Receita Federal e clicar na aba ‘Doações efetuadas’. Depois, selecionar ‘Novo’. Após a seleção, escolha o código 40, dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, e insira o CPNJ do Fundo apoiado (disponível no recibo de doação enviado pela equipe do Tributo ao Futuro) e valor da doação. Para finalizar, clique em ‘Ok’.
Ainda tem dúvidas? Clique aqui e confira um passo a passo detalhado!
Fique atento ao prazo: o período para declarar o IR já começou e vai até o dia 31 de maio!
Nenhum Comentário