No final de outubro realizamos na Horiens a 1ª Semana da Nossa Cultura, uma iniciativa proposta pela Novonor a...
Forte é quem se cuida: previna-se contra o câncer de próstata
DATA: 10/11/2023
Por que falar de câncer de próstata é tão importante? Com esta pergunta, o enfermeiro Lucas Gardim, da Healthbit, empresa parceira da Horiens na gestão de planos de saúde empresariais, iniciou uma live especialmente dedicada ao Novembro Azul, realizada no dia 9/11 para integrantes e beneficiários dos planos de saúde de diversas empresas que a Horiens atende.
A resposta é um alerta urgente: segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 30% do total de cânceres no Brasil são de próstata. “Precisamos falar do assunto. Este tipo de câncer é o primeiro da lista entre os homens”, destacou Lucas. “É preciso olhar com atenção para as medidas de prevenção e fatores de risco, além de saber o momento certo de fazer exames de rastreamento”, completou.
Para começar, você sabe o que é próstata e qual a sua função no organismo dos homens?
A próstata é responsável pela produção dos nutrientes e fluidos que protegem e nutrem os espermatozoides no sêmen. Está situada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Por seu interior, passa a uretra, o que explica a razão de alterações prostáticas resultarem em dificuldade para urinar, queixa comum nos homens com mais de 50 anos.
Na maioria dos casos, essa dificuldade é causada pelo crescimento benigno da próstata, que ocorre com o avançar da idade e recebe o nome de hiperplasia prostática benigna.
Sinais e sintomas
Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitas pessoas não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. “Por isso, os exames de rastreamento são fundamentais”, destaca Lucas.
Conheça quais são os principais sintomas:
- Dificuldade de urinar
- Necessidade de urinar mais vezes ao dia ou à noite
- Diminuição do jato de urina
- Sangue na urina
Fatores de risco
A doença é mais comum em homens a partir dos 60 anos, com histórico familiar de câncer de próstata e afrodescendentes.
Saiba mais sobre os fatores de risco:
- Idade: o risco aumenta com o avançar da idade, especialmente após os 60 anos.
- Histórico de câncer na família: homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos
- Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco em quem tem peso corporal elevado
Como prevenir?
O estilo de vida é um elemento central na prevenção de praticamente todos os tipos de cânceres, incluindo o de próstata. Cuidar da alimentação, ter um sono de qualidade e exercitar-se de forma regular, além de evitar o sedentarismo ao longo do dia, são premissas básicas.
Saiba mais sobre prevenção:
- Tenha uma alimentação saudável, reduzindo ao máximo industrializados
- Mantenha o peso corporal em nível adequado
- Pratique atividade física regularmente
- Não fume
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas
Exames em dia: detecção precoce pode salvar sua vida
Os exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata devem ser realizados anualmente e incluem dosagem do PSA e toque retal. Para a maioria dos homens, recomenda-se que esses exames comecem a ser feitos aos 50 anos, e que sejam repetidos anualmente.
Para os indivíduos negros e para aqueles com parentes de primeiro grau com história de câncer de próstata (pai e irmãos), os exames estão indicados a partir 40 anos de idade.
Em caso de alterações nestes exames, há a recomendação de exames complementares, como ressonância ou mesmo biópsia da próstata, por exemplo.
“É preciso vencer tabus e preconceitos que ainda existem em relação ao tema. Afinal, quando detectado de forma precoce, o câncer de próstata tem grande possibilidade de cura”, conclui Lucas.
Nenhum Comentário